Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o ensino a distância tendo como foco o desafio das universidades públicas brasileiras com essa modalidade de ensino, com ênfase no repensar a metodologia aplicada no ensino e aprendizagem. Para percorrer esta trajetória, revisitamos a literatura sobre o tema, trazendo maiores informações sobre os novos tempos que caminha a EaD no mundo e no Brasil, em especial, de que modo foi inserido nas Instituições de Ensino Superior – IES Públicas brasileiras. Por meio da presente pesquisa identificamos inúmeros desafios, uns envolvendo questões operacionais de uma gestão em que tudo se relaciona ao uso das tecnologias, conexões, integração de mídias, metodologias, legislação acadêmica e de direitos autorais, à logística, à estrutura e à formação das equipes interdisciplinares. Consideramos que por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizada foi possível ter acesso há inúmeros dados estatísticos que serviram para traçar um perfil mais detalhado sobre a realidade da EaD no Brasil. E, embora a aprendizagem a distância não seja a solução para todas as áreas do conhecimento, pretendemos demonstar que ela representa uma opção flexível entre diversas outras ferramentas. Além da possibilidade de economizar recursos, de aumentar a acessibilidade e de ficar disponível a qualquer pessoa em qualquer lugar e momento. Portanto, neste artigo do início ao fim há inúmeras dados que podem servir para reflexão daqueles que integram equipe pedagógica e técnica em EaD.