Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL: ABORDAGEM QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Palavra-chaves: AEDES AEGYPT, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MODELO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de integrar o ensino de Zoologia em aulas de Biologia com a perspectiva socioambiental. Para isso, foram utilizados os temas dengue, Chikungunya e Zika vírus como foco para a construção de recursos didáticos que proporcionassem a abordagem desses temas na sala de aula e permitissem a conscientização sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele. A temática faz parte das discussões cotidianas. É um debate extenso que envolve valores filosóficos e éticos. Ao integrar a temática com o ensino de Biologia têm-se como fundamento aspectos educacionais relacionados com uma prática voltada para a tomada de decisões. A integração proposta nesta pesquisa tem como viés o uso de aulas que fogem da maneira tradicional de socialização dos conteúdos. Desse modo, além do livro didático ou o quadro, seriam utilizados modelos didáticos voltados à aula prática. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo didático que aponte para o professor caminhos para integrar o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia em uma perspectiva socioambiental; disponibilizar um recurso pedagógico elaborado com materiais de baixo custo e propiciar o uso e construção na sala de aula integrando alunos e professores. A pesquisa foi classificada como de desenvolvimento. Tipo de pesquisa que tem atraído pesquisadores da área educacional com publicações específicas acerca do tema. Em educação, envolve o desenvolvimento de um produto, como um material didático, um software educativo, um programa curricular, etc. A proposta de relacionar o ensino de Zoologia com a biologia e que envolvesse questões socioambientais resultou na produção do modelo didático sobre o Aedes aegypt. Na pesquisa de desenvolvimento constitui-se como o delineamento e a sua primeira versão apontou ser possível a utilização na própria sala de aula, além da produção ser feita com materiais de baixo custo. A apresentação do material foi feita na sala de aula, sob avaliação do professor da disciplina e dos graduandos do curso. Nesse momento, foi possível perceber que o modelo pode ser utilizado para introduzir o conteúdo e versar sobre a estrutura do mosquito. Auxilia na aula do subfilo Hexapoda, porque além de relacionar com o vírus, pode ser ilustrada para o aluno a morfologia externa de um inseto díptero. Constatou-se a possibilidade de abordar as questões ambientais ao compreender o ciclo de vida de insetos e entender relações de patógeno-hospedeiro. É possível considerar sobre a destruição do meio pelos avanços da sociedade e a influência no aumento das endemias. Integra alunos com os colegas e com os professores e possibilita visualizar a atividade de sucção do mosquito, basta inserir líquido vermelho na parte plástica. O professor pode abordar os temas Dengue, Chikungunya e Zika, envolvendo os alunos com informações precisas acerca dos temas. Com a produção deste material conclui-se que é possível relacionar a temática socioambiental no ensino de Zoologia. Nesta relação destaca-se o uso de um modelo didático produzido com material de baixo custo e que pode ser utilizado na sala de aula.

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