A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante da preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo do sistema cardiovascular. A pesquisa foi realizada na escola de referência em ensino médio Dr. Mota Silveira, pertencente ao sistema de ensino público estadual e localizada no município de Bom Jardim, agreste setentrional de Pernambuco, com 28 alunos do 2º ano do ensino médio. Primeiramente, foi ministrada uma aula expositiva-dialogada sobre o sistema cardiovascular, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltipla escolha. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; o jogo de baralho teve seus naipes e numerações trocadas por imagens e informações referentes ao sistema cardiovascular. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, visto que, após o jogo 100% dos alunos acertaram a questão referente à célula responsável pela coloração vermelha do sangue e 94,74% respondeu corretamente a questão referente às camadas do coração. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.