Esta pesquisa teve como principal finalidade identificar os desafios com os quais a gestão escolar se depara diariamente. Como é de conhecimento de todos a qualidade da educação se assenta, principalmente sobre a competência dos profissionais que tem por função auxiliar em sua efetivação e oferecimento, fornecendo para seus alunos e a sociedade em geral a possibilidade de usufruir de experiências educacionais formativas, capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao enfrentamento dos desafios. Além disso, a gestão escolar exerce influência diretamente nas condições que proporcionam as oportunidades sociais, determinando sua forma de organização e em seu caráter excludente ou includente. Assim, o seu papel é de extrema importância nas instituições, pois permite ao gestor uma atuação na condução dos objetivos pretendidos pela escola e, consequentemente no atendimento das necessidades dos alunos, desta forma, o estudo busca contribuir para que haja uma melhor compreensão sobre esse segmento. Para tanto, o campo de estudo se concentrou em uma escola localizada na zona rural do município de Agrestina-PE, contando com a participação da gestora, do vice-gestor e de uma coordenadora pedagógica. Nesse ínterim, o caminho metodológico seguido foram as observações e a entrevista, para o registro das visitas realizadas foi utilizado o diário de campo, tendo os dados sido organizados e compreendidos a partir de orientações etnográficas, as quais proporcionaram o reconhecimento da relevância da gestão escolar no planejamento, decisão, organização, execução e caminhos seguidos pela comunidade escolar em busca da oferta de um ensino comprometido com a qualidade da educação.