Esta pesquisa teve o intuito de verificar, analisar e interpretar a percepção do docente que ensina na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como, a sua prática pedagógica referente às questões de gênero e sexualidade nas escolas. Tomamos como alicerce bibliográfico as produções de Guacira Lopes Louro, 2014; Beto de Jesus, 2008; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, 2007; Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, 1997; e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998. E, como base metodológica, nos apropriamos da pesquisa de natureza qualitativa e do diagnóstico obtido pelo uso do questionário semiestruturado empregado entre as professoras da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais, em escolas da rede pública e privada. Verificamos eficiência por parte de alguns sujeitos analisados e insuficiência das escolas as quais eles atuam referente à abordagem da temática tratada. Concluímos que os docentes necessitam rever suas próprias práticas de abordagem, adequando-se à proposta de trabalho indicada pelas produções de base curricular comum para o ensino nacional, como o RCNEI e o PCN. Sabemos da relevância do estudo com as temáticas de gênero e sexualidade na formação humana, cabendo ao docente possuir um olhar reflexivo para realizar sua prática de forma coerente, de modo a proporcionar o exercício da cidadania em seus alunos.