A pesquisa foi desenvolvida a partir da necessidade de analisar a opinião dos docentes da Educação Infantil diante dos princípios elencados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), os quais organizam e fundamentam os valores educacionais. Visando assim, especificamente, identificar a concepção dos professores diante dos princípios tidos como prioridade para seu exercício e os que na realidade são colocados em prática, e comparar os atribuídos como prioridades no trabalho docente e aqueles que são vivenciados no contexto escolar. A base teórica teve como principais autores: Brasil (2008), Carneiro (2006), Gunther (2003), Lourenço (1995), Marques (1992), Pais (1999) e Valente (2010). A investigação é do tipo quantitativa, e foi conduzida com quatorze professores da Educação Infantil, em uma escola da rede municipal de educação do município de Garanhuns-PE. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado aos professores da Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados e levantamento das opiniões foram a pesquisa bibliográfica e o questionário com a técnica survey. Na busca de pesquisar os princípios, preconizados no Art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) e facilitadores da construção dos valores, elegidos prioritários para os educadores e aqueles que em suma são vivenciados no dia-a-dia do espaço escolar, foi possível identificar a existência diversificada de opiniões e interpretações acerca de objetivos, prioridades, interesses e descontentamentos. E além destes, a significativa discordância quanto às prioridades docentes e o que realmente se dar na prática, mas confirmando a importância dos valores na transformação e desenvolvimento social.