A argumentação é um passo importante para a construção do conhecimento, bem como a capacidade de socialização, deste modo o Júri Simulado colabora para a aprendizagem e ao desenvolvimento de competências e habilidades citadas. Deste modo, pensou-se nele como estratégia de ensino sobre o uso de Energia Nuclear, pois em todo momento os estudantes são bombardeados de informações a este respeito, com argumentos contra e a favor ao uso deste recurso energético. Observou-se que a construção significativa do conhecimento se deu em alguns momentos, a proposta foi materializada em etapas, que teve início na motivação dos alunos por meio da apresentação de um episodio de uma série televisiva, Suits, e com este apresentou-se a ideia, em seguida, viu-se a preparação dos grupos pró e contra, bem como a formação do corpo de jurados, através de um sorteio, e seguido de um direcionamento de atividades, com pesquisa e formação de fundamentos sólidos que seriam apresentados no júri, neste momento o professor atuou como mediador a fim de garantir o respeito quanto às diferenças, o cumprimento das regras pré-estabelecidas e ser interlocutor nas discussões e nas escolhas das informações que constituíram a base dos argumentos. Sendo assim, como resultado da pesquisa observa-se que a construção dos argumentos possibilitou a todos os envolvidos no júri simulado um posicionamento crítico reflexivo quanto ao que foi exposto a respeito do uso de energia nuclear. De modo que os pontos detalhados pelos interlocutores dos argumentos tratavam desde como o uso da energia nuclear tem crescido no mundo e o seguro ambiental que ela trás, até os riscos de contaminação e os riscos na manipulação dela. E, diante dos argumentos os jurados foram responsáveis pelo resultado final, tomando a decisão imparcialmente, seguindo os critérios pré-estabelecidos.