O artigo é resultado de uma revisão bibliográfica que traz o cerne do discurso teórico de uma pesquisa de mestrado em andamento - o Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia. Ela tem o intuito de discutir a formação continuada docente para atuação nas/com as diversidades no/do contexto escolar no Instituto Federal da Bahia, no campus de Jacobina. O estudo é de cunho qualitativo e ancora-se nas perspectivas pós - críticas, focalizando especificamente um viés interpretativo e pós- estruturalista, que tem como objetivo geral: Compreender os maiores desafios e perspectivas para a sua formação continuada docente, tendo a diversidade como princípio educativo afim de possibilitar uma educação que articule a multi/interculturalidade em seus processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, pretende-se desconstruir as lógicas binárias e hierarquizadas que discriminam e excluem as diferenças possibilitando a reconstrução e ressignificação dos saberes e práticas, para promover mudanças significativas em prol de relações de equidade e de afirmação dos diversos. A relevância do estudo aponta para a importância de se discutir enquanto negociação das diferenças, caminhos para o respeito e a afirmação dessas, de forma que possam impactar positivamente na escola e na sociedade; o que pode ser promovido através de modificações curriculares, dos projetos políticos pedagógicos, das políticas educacionais como um todo e,
especialmente, da formação de professores.