A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo do metabolismo da digestão de carboidrato e novas dietas relacionadas. A pesquisa foi realizada na Escola Técnica José Humberto De Moura Cavalcante, situada no Município de Limoeiro-PE, em uma sala do 1º Ano do Ensino Médio, que possuía o total de 35 alunos com faixa etária de 15 e 16 anos. Primeiramente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre o metabolismo de digestão dos carboidratos, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; foi confeccionado e aplicado um jogo de tabuleiro adaptado com desenho de um sistema digestivo e perguntas que abordavam o assunto proposto, confeccionado com cartolina branca e lápis, onde todos puderam participar e assim ocorreu a execução de um segundo questionário com a finalidade de averiguar se houve melhoramento na aprendizagem dos alunos.Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.