Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO “COMBINANDO TRIÂNGULOS” NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

Palavra-chaves: JOGOS, ANÁLISE COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37278
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 1466
    "titulo" => "JOGO “COMBINANDO TRIÂNGULOS” NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE"
    "resumo" => "A Matemática é vista pelos alunos como uma disciplina difícil, tornando-se isso um fator de desinteresse, uma vez que os mesmos acabam apresentando dificuldades das mais diversas naturezas na sua compreensão e, consequentemente, não entendendo os conteúdos. Uma das maneiras, do ponto de vista metodológico, de minimizar a relação de desafeto dos alunos em relação a essa disciplina é a inserção de jogos matemáticos na perspectiva de atividades de Laboratório de Matemática. Este artigo tem como objetivo refletir sobre esse tipo de atividade e apresentar uma sequência didática, utilizando um jogo matemático, no ensino da Análise Combinatória e Probabilidade, viabilizado por um Laboratório de Matemática, visando à majoração da qualidade do ensino nas escolas, que devem dispor aos seus alunos de mecanismos que ampliem sua concepção de mundo e aperfeiçoem seu intelecto para a aprendizagem das disciplinas curriculares. Assim sendo, o presente estudo defende que um Laboratório de Matemática não é um recurso pedagógico acessório, mas sim um viés primordial a ser utilizado nas escolas contemporâneas que buscam a excelência no seu ensino. Ademais, o uso do Laboratório de Matemática também pode ser utilizado como um recurso de formação e renovação da didática dos professores de Matemática. Esse recurso traz consigo uma enorme gama de possibilidades incalculáveis para ampliar e majorar o nível de compreensão dos alunos acerca da Matemática. Diante do exposto, pretende-se ratificar a relevância desse recurso, a fim de que os atores que agem na escola percebam esse ambiente como um investimento essencial para o ensino de Matemática. Este estudo pretende demonstrar que esse recurso pedagógico pode ser um elemento para incentivar os alunos a frequentarem mais as aulas, bem como ser um meio para fazer com que eles se interessem mais pela disciplina. Apresentamos o jogo “Combinando Triângulos” para ser explorado ao término dos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade como uma forma de fixar e revisar esses conteúdos. Destina-se a um público alvo de alunos do Ensino Médio. O jogo é composto por peças triangulares de mesmo tamanho, nas cores: azul, verde, amarela e bege; uma urna e também por 10 cartas contendo desafios com pontuações que variam de 1 a 10 pontos. Ao término da disciplina “Laboratório de Matemática na Formação de professores”, disciplina integrante do PPGECEM/UEPB, apresentamos o jogo a todos os alunos da disciplina. Essas atividades desenvolvidas no Laboratório de Matemática ajudaram a promover o desenvolvimento das relações interpessoais e habilidades sociais dos alunos, devido a sua maior participação na dinâmica da aula e compartilhamento de informações entre eles. Com o desenvolvimento do jogo, percebemos que a utilização de Materiais Manipuláveis em sala de aula favorece o alcance de uma melhor aprendizagem. Portanto, a Matemática deve ser ensinada de modo a levar o aluno a resolver situações-problema do seu cotidiano e torná-lo um cidadão crítico e ativo na sociedade. Ao término deste trabalho observamos que o uso do jogo “Combinando Triângulos” contribuiu para motivar a aprendizagem da Matemática e facilitar a compreensão dos conteúdos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ANÁLISE COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1466_03082017225758.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37278
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 1466
    "titulo" => "JOGO “COMBINANDO TRIÂNGULOS” NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE"
    "resumo" => "A Matemática é vista pelos alunos como uma disciplina difícil, tornando-se isso um fator de desinteresse, uma vez que os mesmos acabam apresentando dificuldades das mais diversas naturezas na sua compreensão e, consequentemente, não entendendo os conteúdos. Uma das maneiras, do ponto de vista metodológico, de minimizar a relação de desafeto dos alunos em relação a essa disciplina é a inserção de jogos matemáticos na perspectiva de atividades de Laboratório de Matemática. Este artigo tem como objetivo refletir sobre esse tipo de atividade e apresentar uma sequência didática, utilizando um jogo matemático, no ensino da Análise Combinatória e Probabilidade, viabilizado por um Laboratório de Matemática, visando à majoração da qualidade do ensino nas escolas, que devem dispor aos seus alunos de mecanismos que ampliem sua concepção de mundo e aperfeiçoem seu intelecto para a aprendizagem das disciplinas curriculares. Assim sendo, o presente estudo defende que um Laboratório de Matemática não é um recurso pedagógico acessório, mas sim um viés primordial a ser utilizado nas escolas contemporâneas que buscam a excelência no seu ensino. Ademais, o uso do Laboratório de Matemática também pode ser utilizado como um recurso de formação e renovação da didática dos professores de Matemática. Esse recurso traz consigo uma enorme gama de possibilidades incalculáveis para ampliar e majorar o nível de compreensão dos alunos acerca da Matemática. Diante do exposto, pretende-se ratificar a relevância desse recurso, a fim de que os atores que agem na escola percebam esse ambiente como um investimento essencial para o ensino de Matemática. Este estudo pretende demonstrar que esse recurso pedagógico pode ser um elemento para incentivar os alunos a frequentarem mais as aulas, bem como ser um meio para fazer com que eles se interessem mais pela disciplina. Apresentamos o jogo “Combinando Triângulos” para ser explorado ao término dos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade como uma forma de fixar e revisar esses conteúdos. Destina-se a um público alvo de alunos do Ensino Médio. O jogo é composto por peças triangulares de mesmo tamanho, nas cores: azul, verde, amarela e bege; uma urna e também por 10 cartas contendo desafios com pontuações que variam de 1 a 10 pontos. Ao término da disciplina “Laboratório de Matemática na Formação de professores”, disciplina integrante do PPGECEM/UEPB, apresentamos o jogo a todos os alunos da disciplina. Essas atividades desenvolvidas no Laboratório de Matemática ajudaram a promover o desenvolvimento das relações interpessoais e habilidades sociais dos alunos, devido a sua maior participação na dinâmica da aula e compartilhamento de informações entre eles. Com o desenvolvimento do jogo, percebemos que a utilização de Materiais Manipuláveis em sala de aula favorece o alcance de uma melhor aprendizagem. Portanto, a Matemática deve ser ensinada de modo a levar o aluno a resolver situações-problema do seu cotidiano e torná-lo um cidadão crítico e ativo na sociedade. Ao término deste trabalho observamos que o uso do jogo “Combinando Triângulos” contribuiu para motivar a aprendizagem da Matemática e facilitar a compreensão dos conteúdos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ANÁLISE COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1466_03082017225758.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DAVI"
    "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Matemática é vista pelos alunos como uma disciplina difícil, tornando-se isso um fator de desinteresse, uma vez que os mesmos acabam apresentando dificuldades das mais diversas naturezas na sua compreensão e, consequentemente, não entendendo os conteúdos. Uma das maneiras, do ponto de vista metodológico, de minimizar a relação de desafeto dos alunos em relação a essa disciplina é a inserção de jogos matemáticos na perspectiva de atividades de Laboratório de Matemática. Este artigo tem como objetivo refletir sobre esse tipo de atividade e apresentar uma sequência didática, utilizando um jogo matemático, no ensino da Análise Combinatória e Probabilidade, viabilizado por um Laboratório de Matemática, visando à majoração da qualidade do ensino nas escolas, que devem dispor aos seus alunos de mecanismos que ampliem sua concepção de mundo e aperfeiçoem seu intelecto para a aprendizagem das disciplinas curriculares. Assim sendo, o presente estudo defende que um Laboratório de Matemática não é um recurso pedagógico acessório, mas sim um viés primordial a ser utilizado nas escolas contemporâneas que buscam a excelência no seu ensino. Ademais, o uso do Laboratório de Matemática também pode ser utilizado como um recurso de formação e renovação da didática dos professores de Matemática. Esse recurso traz consigo uma enorme gama de possibilidades incalculáveis para ampliar e majorar o nível de compreensão dos alunos acerca da Matemática. Diante do exposto, pretende-se ratificar a relevância desse recurso, a fim de que os atores que agem na escola percebam esse ambiente como um investimento essencial para o ensino de Matemática. Este estudo pretende demonstrar que esse recurso pedagógico pode ser um elemento para incentivar os alunos a frequentarem mais as aulas, bem como ser um meio para fazer com que eles se interessem mais pela disciplina. Apresentamos o jogo “Combinando Triângulos” para ser explorado ao término dos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade como uma forma de fixar e revisar esses conteúdos. Destina-se a um público alvo de alunos do Ensino Médio. O jogo é composto por peças triangulares de mesmo tamanho, nas cores: azul, verde, amarela e bege; uma urna e também por 10 cartas contendo desafios com pontuações que variam de 1 a 10 pontos. Ao término da disciplina “Laboratório de Matemática na Formação de professores”, disciplina integrante do PPGECEM/UEPB, apresentamos o jogo a todos os alunos da disciplina. Essas atividades desenvolvidas no Laboratório de Matemática ajudaram a promover o desenvolvimento das relações interpessoais e habilidades sociais dos alunos, devido a sua maior participação na dinâmica da aula e compartilhamento de informações entre eles. Com o desenvolvimento do jogo, percebemos que a utilização de Materiais Manipuláveis em sala de aula favorece o alcance de uma melhor aprendizagem. Portanto, a Matemática deve ser ensinada de modo a levar o aluno a resolver situações-problema do seu cotidiano e torná-lo um cidadão crítico e ativo na sociedade. Ao término deste trabalho observamos que o uso do jogo “Combinando Triângulos” contribuiu para motivar a aprendizagem da Matemática e facilitar a compreensão dos conteúdos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.