RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38539 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4488 "inscrito_id" => 2953 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA" "resumo" => "Este relato de experiência teve por objetivo enfatizar a formação do jovem na Grécia antiga, retratando a forma como o jovem era educado nesse período e comparando com a forma como o jovem é educado hoje, a partir do uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de História, estudantes do 1º. Ano do ensino médio de escola pública estadual. O filme selecionado para exibição, discussão e aplicação de atividades foi “Alexandre, o Grande” (dir. Robert Rossen, 1956), buscando conhecer como os alunos identificam a verdade, a partir da comparação entre a narrativa fílmica e o livro didático, bem como verificar qual o conhecimento que os mesmos tem à respeito da temática a partir de experiências prévias com imagens. A metodologia desenvolvida fez uso de roteiros de sensibilização e de discussão e aplicação de questionários. Percebemos que os alunos conseguem estabelecer o lugar do cinema na história e do quanto a história está presente em cada aspecto que é demonstrado no filme, o qual, de acordo Ferro (1992) remete ao fato de que o cinema nos permite atribuir significações, que vão muito além da estética do que é abordado, pois provoca o imaginário do sujeito, integrando-se ao mundo que o rodeia, o que gera críticas e formações de visões a partir da abordagem sócio-histórica demonstrada em cada detalhe que o mesmo trás em sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, ANTIGUIDADE CLÁSSICA, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID2953_16102017221750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38539 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4488 "inscrito_id" => 2953 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA" "resumo" => "Este relato de experiência teve por objetivo enfatizar a formação do jovem na Grécia antiga, retratando a forma como o jovem era educado nesse período e comparando com a forma como o jovem é educado hoje, a partir do uso do cinema como ferramenta pedagógica no ensino de História, estudantes do 1º. Ano do ensino médio de escola pública estadual. O filme selecionado para exibição, discussão e aplicação de atividades foi “Alexandre, o Grande” (dir. Robert Rossen, 1956), buscando conhecer como os alunos identificam a verdade, a partir da comparação entre a narrativa fílmica e o livro didático, bem como verificar qual o conhecimento que os mesmos tem à respeito da temática a partir de experiências prévias com imagens. A metodologia desenvolvida fez uso de roteiros de sensibilização e de discussão e aplicação de questionários. Percebemos que os alunos conseguem estabelecer o lugar do cinema na história e do quanto a história está presente em cada aspecto que é demonstrado no filme, o qual, de acordo Ferro (1992) remete ao fato de que o cinema nos permite atribuir significações, que vão muito além da estética do que é abordado, pois provoca o imaginário do sujeito, integrando-se ao mundo que o rodeia, o que gera críticas e formações de visões a partir da abordagem sócio-histórica demonstrada em cada detalhe que o mesmo trás em sua totalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, ANTIGUIDADE CLÁSSICA, ENSINO DE HISTÓRIA, FILMES HISTÓRICOS, FILMES HISTÓRICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID2953_16102017221750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RAMOS LACERDA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES LACERDA" "autor_email" => "tamireslacerda16@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }