Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

Palavra-chaves: PIBID, GEOMETRIA, MATERIAIS, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38028
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 7529
    "titulo" => "OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS"
    "resumo" => "A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, GEOMETRIA, MATERIAIS, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7529_11092017100604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS"
    "autor_email" => "jlsilva566@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38028
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 7529
    "titulo" => "OFICINA DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS"
    "resumo" => "A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, GEOMETRIA, MATERIAIS, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7529_11092017100604.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS"
    "autor_email" => "jlsilva566@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A geometria é uma área muito importante dentro da matemática, nela estuda o espaço e as formas que estão presentes na natureza. Ela tem um papel importante na formação do cidadão, mas ainda é vista como um conteúdo de difícil compreensão e abstração por parte dos alunos, isso acontece, pois ainda é utilizado um ensino tradicional e mecânico, sem motivação. A partir de um diagnóstico feito através da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), foi evidenciada a dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo de geometria plana e com o auxílio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi proposto oficinas de construções geométricas tendo como objetivo reforçar o ensino da geometria plana utilizando materiais didáticos manipuláveis na construção de algumas figuras geométricas. Com isso, o presente artigo é um relato de uma oficina aplicada no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, situado no município de Urutaí no estado de Goiás. Nesta oficina utilizamos de materiais didáticos manipuláveis (régua e compasso) para construir algumas figuras geométricas planas, sendo elas os triângulos (equilátero, isósceles, escaleno e retângulo) e alguns quadriláteros (quadrado, retângulo e losango). Ao longo das atividades foram relembrados conceitos de reta, segmento de reta, perpendicularismo, paralelismo e os diferentes tipos de ângulos (reto, agudo, obtuso e raso). Pensamos em uma metodologia que envolvesse os alunos e permitisse que as aulas fossem atrativas e interativas, trazendo um caráter lúdico para as aulas, possibilitando o direcionamento dos alunos para novas descobertas. Esse trabalho influenciou na construção do conhecimento dos alunos, visto que as participações por parte dos alunos nas construções possibilitaram compreender conteúdos abstratos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.