Pensar a formação de educadores é levar em consideração vários aspectos que possibilitem o processo de ensino e aprendizagem de todos evolvidos neste processo. Deste modo, nesse exercício contínuo de reflexão, é exigido movimentos que demandem ações e reflexões e uma postura crítica que caminhe na construção do conhecimento. Por isso, na formação constante dos educadores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. Dessa forma, a reflexão crítica torna-se central nas três atividades intrínsecas e indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. Nessa perspectiva, há sempre a preocupação de que os temas discutidos, as experiências realizadas, as propostas alternativas aplicadas ou elaboradas originem-se da própria realidade educacional que caracteriza o processo ensino-aprendizagem. Durante esse processo, o ensino universitário e a vivência escolar atuam como espaços iniciais nessa formação, porém percebe-se que o espaço diplomante da escola não está sendo suficiente para responder a demanda social de formação. Por isso, há a importância de formação em espaços não-escolares que podem advir de programas e/ou projetos de extensão popular gerando a ponte Universidade-Sociedade e tal aproximação possa possibilitar, de uma maneira eficiente, trocar conhecimentos e experiências entre educadores, educandos e população, podendo desenvolver processos de ensino- aprendizagem a partir de práticas do seu contexto. No presente artigo, será apresentado o Programa de Extensão Tecelendo que vem desenvolvendo atividades que visam reflexão na formação de educadores na perspectiva da Educação Popular que implica a autonomia e a emancipação dos sujeitos, através de uma metodologia inovadora, diferenciada que valoriza o diálogo, respeitando os limites dos sujeitos envolvidos. Refletindo sobre sua metodologia de trabalho e contribuindo na formação dos sujeitos, para que os mesmos atuem de maneira justa com e no mundo cooperando de forma participativa. Observa-se que estas vivencias no programa vem somando na nossa vida profissional com ensinamentos que deverão ser levados para toda vida, com possibilidades para contribuir com o outro em um movimento de partilha de saberes e aprender com os desafios que surgem, sendo considerado de relevância no processo de ensino e aprendizagem. Procurando-se construir caminhos de formação que vislumbrem as exigências associadas ao perfil do profissional que se pretende habilitar para a tarefa de educar visando ao exercício da cidadania.