Este trabalho foi desenvolvido numa escola estadual na zona rural de Campina Grande-PB, por alunos da 2º ano do (EM) no ano de 2017 e teve por finalidade propor uma forma diferenciada de se aprender poliedros no conteúdo referente a geometria espacial, buscando trazer uma metodologia que fosse capaz de aproximar o conteúdo do conhecimento e assim aprenderem, o processo da construção do poliedro, essa metodologia foi usada pelo fato da grande maioria dos alunos, terem o hábito de reclamarem por não conseguirem visualizarem uma ligação entre a Matemática ensinada na escola e o seu cotidiano. Essa aproximação do abstracto com o manipulável permite potencializar tanto a formação dos alunos quanto a formação do professor, pois deixam passar ideias e ações que podem ser direccionadas e voltadas para a formação dos alunos enquanto cidadãos numa sociedade cada vez mais exigente. Com essas possibilidades de utilização de materiais devemos nos atentar para um novo olhar em relação ao ensino aprendizagem, também fora dos muros da instituição de ensino, para torná-la uma ciência mais prazerosa, criativa e útil para os alunos, permitindo assim, a participação mais efetiva dos alunos, a fim de proporcionar um aprendizado mais significativo para os alunos.