O desenvolvimento da sociedade contemporânea é um reflexo do processo de globalização, e isto se estende a vários âmbitos da esfera humana, inclusive na educação. A cada dia que passa mais pesquisas sobre educação inclusiva estão surgindo. Contudo ainda há lacunas a serem preenchidas, como a falta de suporte dado para licenciandos nos cursos de graduação e o auxílio de recursos pedagógicos que possam suprir a demanda de alunos com necessidades especiais, fazendo-se um repensar na elaboração de estratégias que implementem a comunicação entre professores e alunos. Com isto, a presente pesquisa objetivou expressar as principais dificuldades enfrentadas por professores, identificando a falta de respaldo teórico referente à educação inclusiva por parte das universidades, sobretudo nos cursos de licenciaturas. Desse modo, foi aplicada pesquisa bibliográfica exploratória seguida de entrevista semiestruturada, onde se buscou realizar uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológica de duas universidades federais de Pernambuco, onde se enfatizou mais especificamente uma abordagem no ensino para surdos. As pesquisas bibliográficas foram fundamentadas em artigos e revistas disponíveis no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos CAPES/MEC relacionadas à educação especial. Com as respostas da entrevista, os professores deixaram claro a real carência em uma educação de qualidade na graduação voltada para o ensino especial e o quanto isto reflete negativamente na atuação em sala quando se deparam com o desafio de ensinar para este público. Quando o aluno é surdo o desafio se torna maior com a falta de intérprete em sala. Desse modo é possível afirmar que a educação ainda enfrenta muitos obstáculos para suprir a demanda que vem crescendo a cada ano que passa, essencialmente na educação inclusiva.