Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: A QUALIFICAÇÃO DO QUADRO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ BERNARDINO PEREIRA DA SILVA EM BALSAS-MA

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      A formação continuada é importante para o desenvolvimento profissional dos docentes, para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar dos discentes. A profissionalização do docente em sala de aula é regida pelo curso de Licenciatura Plena, tendo em vista que a aprendizagem, as metodologias de ensino, políticas educacionais, psicologia da educação, didática e o estágio supervisionado, são disciplinas que objetiva capacitar os futuros professores à realidade educacional. Durante anos, a educação brasileira se remede pela baixa qualificação dos profissionais da educação, além de não oferecer condições “agradáveis” das salas de aulas e pouca elaboração do ensino, para estimular os alunos do real sentido do conhecimento; através da leitura e da participação da comunidade escolar junto à sociedade, para as decisões do plano escolar. A educação brasileira no decorrer dos anos enfrenta muitas modificações, nas quais observamos através de pesquisas e dados do Ministério da Educação (MEC, 2010, p. 7), que o cenário educacional teve algumas mudanças, visando dessa forma diminuir os problemas frequentes no elo de ensino e aprendizagem.\r\n
      \tA formação inicial de professores é observada pelo educador  Moacir Gadotti (2009) de forma criteriosa pela sociedade e, também pelos alunos. O compromisso com a educação precisa ser levada em consideração por pais, alunos, sociedade e escola, como um mecanismo de transformação e conhecimento; pois quando analisamos a realidade em sala de aula, temos uma visão por parte de alguns professores como a ausência de disciplina e dedicação para com a educação, refletindo um sistema escolar ‘deficiente’ e que o preparo profissional dos docentes se caracteriza em uma má formação dos futuros cidadãos. A experiência adquirida na pesquisa, objetiva conhecer a realidade do cenário educacional, como a abordagem dos conteúdos propostos pelo docente, à avaliação dos alunos e a preparação profissional dos docentes durante a profissão; possibilitando aos futuros professores o conhecimento da área de atuação e o compromisso com a educação, são elementos que fundamentam a formação dos cidadãos com o posicionamento crítico e reflexível.\r\n
      \tPara a realização do presente trabalho foram efetuadas revisões de leituras e pesquisa de campo na Escola Municipal Dr. José Bernardino Pereira da Silva, localizada no município de Balsas – MA. A proposta metodológica fundamenta-se em conhecer a formação inicial e continuada do docente na perspectiva histórica e práticas de ensino superior tendo em vista a qualificação dos profissionais da área de educação, à busca de novos conhecimentos e a exploração dos recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho em sala de aula, visando à qualidade de aprendizagem dos discentes.\r\n
      A partir da realidade atual dos profissionais da referida escola pesquisada, destaca-se a necessidade de desenvolver novas técnicas para a atuação de um novo modelo de formação continuada, visto que, o professor ensina, mas aprende o que transmite em sala. Os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada docente, precisa estar em constante desenvolvimento nos mais diversos contextos disciplinares, não se restringindo apenas a uma determinada área do conhecimento.
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      \tA formação inicial de professores é observada pelo educador  Moacir Gadotti (2009) de forma criteriosa pela sociedade e, também pelos alunos. O compromisso com a educação precisa ser levada em consideração por pais, alunos, sociedade e escola, como um mecanismo de transformação e conhecimento; pois quando analisamos a realidade em sala de aula, temos uma visão por parte de alguns professores como a ausência de disciplina e dedicação para com a educação, refletindo um sistema escolar ‘deficiente’ e que o preparo profissional dos docentes se caracteriza em uma má formação dos futuros cidadãos. A experiência adquirida na pesquisa, objetiva conhecer a realidade do cenário educacional, como a abordagem dos conteúdos propostos pelo docente, à avaliação dos alunos e a preparação profissional dos docentes durante a profissão; possibilitando aos futuros professores o conhecimento da área de atuação e o compromisso com a educação, são elementos que fundamentam a formação dos cidadãos com o posicionamento crítico e reflexível.\r\n
      \tPara a realização do presente trabalho foram efetuadas revisões de leituras e pesquisa de campo na Escola Municipal Dr. José Bernardino Pereira da Silva, localizada no município de Balsas – MA. A proposta metodológica fundamenta-se em conhecer a formação inicial e continuada do docente na perspectiva histórica e práticas de ensino superior tendo em vista a qualificação dos profissionais da área de educação, à busca de novos conhecimentos e a exploração dos recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho em sala de aula, visando à qualidade de aprendizagem dos discentes.\r\n
      A partir da realidade atual dos profissionais da referida escola pesquisada, destaca-se a necessidade de desenvolver novas técnicas para a atuação de um novo modelo de formação continuada, visto que, o professor ensina, mas aprende o que transmite em sala. Os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada docente, precisa estar em constante desenvolvimento nos mais diversos contextos disciplinares, não se restringindo apenas a uma determinada área do conhecimento.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação continuada é importante para o desenvolvimento profissional dos docentes, para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar dos discentes. A profissionalização do docente em sala de aula é regida pelo curso de Licenciatura Plena, tendo em vista que a aprendizagem, as metodologias de ensino, políticas educacionais, psicologia da educação, didática e o estágio supervisionado, são disciplinas que objetiva capacitar os futuros professores à realidade educacional. Durante anos, a educação brasileira se remede pela baixa qualificação dos profissionais da educação, além de não oferecer condições “agradáveis” das salas de aulas e pouca elaboração do ensino, para estimular os alunos do real sentido do conhecimento; através da leitura e da participação da comunidade escolar junto à sociedade, para as decisões do plano escolar. A educação brasileira no decorrer dos anos enfrenta muitas modificações, nas quais observamos através de pesquisas e dados do Ministério da Educação (MEC, 2010, p. 7), que o cenário educacional teve algumas mudanças, visando dessa forma diminuir os problemas frequentes no elo de ensino e aprendizagem. A formação inicial de professores é observada pelo educador Moacir Gadotti (2009) de forma criteriosa pela sociedade e, também pelos alunos. O compromisso com a educação precisa ser levada em consideração por pais, alunos, sociedade e escola, como um mecanismo de transformação e conhecimento; pois quando analisamos a realidade em sala de aula, temos uma visão por parte de alguns professores como a ausência de disciplina e dedicação para com a educação, refletindo um sistema escolar ‘deficiente’ e que o preparo profissional dos docentes se caracteriza em uma má formação dos futuros cidadãos. A experiência adquirida na pesquisa, objetiva conhecer a realidade do cenário educacional, como a abordagem dos conteúdos propostos pelo docente, à avaliação dos alunos e a preparação profissional dos docentes durante a profissão; possibilitando aos futuros professores o conhecimento da área de atuação e o compromisso com a educação, são elementos que fundamentam a formação dos cidadãos com o posicionamento crítico e reflexível. Para a realização do presente trabalho foram efetuadas revisões de leituras e pesquisa de campo na Escola Municipal Dr. José Bernardino Pereira da Silva, localizada no município de Balsas – MA. A proposta metodológica fundamenta-se em conhecer a formação inicial e continuada do docente na perspectiva histórica e práticas de ensino superior tendo em vista a qualificação dos profissionais da área de educação, à busca de novos conhecimentos e a exploração dos recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho em sala de aula, visando à qualidade de aprendizagem dos discentes. A partir da realidade atual dos profissionais da referida escola pesquisada, destaca-se a necessidade de desenvolver novas técnicas para a atuação de um novo modelo de formação continuada, visto que, o professor ensina, mas aprende o que transmite em sala. Os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada docente, precisa estar em constante desenvolvimento nos mais diversos contextos disciplinares, não se restringindo apenas a uma determinada área do conhecimento.

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