O presente trabalho tem por objetivo abordar a rotina na educação infantil como prática pedagógica, fazendo análise de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública de educação infantil do município de Mata Grande- AL, localizado no alto sertão de Alagoas, com pretensão de observar se há nesta instituição uma organização da rotina pedagógica e quais elementos são considerados para sua elaboração. Procuramos por meio deste, identificar qual a concepção de rotina tem a gestão da instituição e como algumas professoras organizam suas rotinas em sala. O método utilizado foi aplicado de forma qualitativa, por meio de estudo de caso de uma pré-escola de Educação Infantil, partindo da observação do ambiente educacional à realização de entrevistas semiestruturadas com professoras em uma turma de crianças com 05 anos de idade e com a direção da escola. Após a coleta de dados seguiu-se a análise. Sendo a rotina uma ferramenta que organiza e estrutura o planejamento, é importante sua implementação para melhor desenvolvimento do professor e aprendizagem das crianças. Desta forma, podemos destacar que há uma confusão entre o conceito de rotina e planejamento. A escola e os professores articulam uma rotina, porém, não com um caráter pedagógico, partindo das necessidades da referida instituição, pois, sempre se sustenta no propósito do que a Secretaria Municipal de Educação impõe. Do mesmo modo, na sala de aula observada os educadores não compreendem a importância da rotina, realizam atividades repetitivas cotidianamente, mas não fazem isto como parte de suas práticas pedagógicas. Com base nos estudos e referências teóricas, este trabalho proporcionou entender a importância da existência de rotina dentro do ambiente educacional, principalmente na Educação Infantil, como forma de um melhor aprimoramento do trabalho docente e no processo de ensino aprendizagem das crianças.