O presente trabalho descreve um jogo didático sobre Funções Orgânicas, no sentido de oferecer um material adicional à prática docente e à necessidade de constante aprimoramento de metodologias que acompanhem o interesse de alunos surdos, abordando a identificação da função orgânica pelo grupo funcional ligante de compostos orgânicos. Objetivou-se identificar e analisar as contribuições da adoção do material no ensino de química de alunos surdos, bem como estimular e motivar os alunos ao aprendizado dos grupos funcionais, uma vez que não há simbologia correspondente no dicionário de libras para este conteúdo, o que revela a dificuldade dos professores de química em abordá-lo para alunos com surdez. O jogo foi aplicado em uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no município de Caxias/MA, com duas alunas surdas. Os resultados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem, pois o jogo facilitou o reconhecimento das funções orgânicas com o grupo funcional ligante e o material foi bem aceito pelas alunas, pela facilidade de manuseio, durabilidade e forma de abordagem do conteúdo.