Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO AS FUNÇÕES ORGÂNICAS: MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, SURDEZ Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho descreve um jogo didático sobre Funções Orgânicas, no sentido de oferecer um material adicional à prática docente e à necessidade de constante aprimoramento de metodologias que acompanhem o interesse de alunos surdos, abordando a identificação da função orgânica pelo grupo funcional ligante de compostos orgânicos. Objetivou-se identificar e analisar as contribuições da adoção do material no ensino de química de alunos surdos, bem como estimular e motivar os alunos ao aprendizado dos grupos funcionais, uma vez que não há simbologia correspondente no dicionário de libras para este conteúdo, o que revela a dificuldade dos professores de química em abordá-lo para alunos com surdez. O jogo foi aplicado em uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no município de Caxias/MA, com duas alunas surdas. Os resultados foram satisfatórios do ponto de vista lúdico e de aprendizagem, pois o jogo facilitou o reconhecimento das funções orgânicas com o grupo funcional ligante e o material foi bem aceito pelas alunas, pela facilidade de manuseio, durabilidade e forma de abordagem do conteúdo.

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