O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação.