TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38664 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2345 "inscrito_id" => 6294 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017211808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL" "autor_nome_curto" => "ODALÉA" "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38664 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2345 "inscrito_id" => 6294 "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TIC, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017211808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL" "autor_nome_curto" => "ODALÉA" "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }