Por meio do uso do Mapa Mental, procuramos analisar os beneficios que essa metodologia de ensino pode trazer no processo de ensino e aprendizagem, as concepções dos alunos acerca desse instrumento de estudo, e sobretudo o empenho dos alunos ao desenvolvê-lo. Objetivamos com essa pesquisa, analisar o papel da atividade lúdica no processo de aprendizagem, bem como, criar condições para o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, desenvolvendo, portanto, as habilidades do educando, a capacidade de organização, análise e síntese dos conteúdos. O presente estudo foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, durante as aulas de Biologia, abordando o conteúdo “Origem da vida”. O Mapa Mental como ferramenta facilitadora de aprendizagem, vem fugir um pouco do ensino tradicional, envolvendo os educandos em algo maior, fazendo-os refletir e avaliar o que conseguiram absorver do conteúdo. Obtivemos um resultado positivo em relação a satisfação dos alunos que participaram da atividade, pois 84% responderam que sim, em suas justificativas afirmaram que era uma atividade interessante, dinâmica e que auxilia no entendimento do conteúdo. Os 16% que reagiram de forma negativa, justificaram em suas respostas ser uma atividade trabalhosa de se fazer. Dessa forma, fora possível constatar que a utilização da atividade lúdica no ensino de Biologia se configurou com uma ferramenta importante no processo de intensificação da aprendizagem, servindo como método de avaliação formativa.