RESUMO
O presente projeto tem como objetivo discutir e identificar como ocorre a Formação continuada em Serviço e sua Práxis, voltada ao processo de Inclusão Escolar e como sucede a interação entre formação e práxis com os(as) professores(as) nas escolas do Distrito de Livramento Zona Rural do Município de Santa Rita/Pb. Serão objetos de estudos três (03) escolas públicas de séries iniciais, municipais, situadas nas comunidades: Livramento, Ribeira e Forte velho, todas situadas na Zona Rural do Município de Santa Rita/Pb. Nos últimos tempos, as pesquisas sobre formação de professores(as) têm se direcionado, principalmente, para questões referentes aos processos de construção dos saberes dos indivíduos, tanto os já formados, como os que estão em formação (RAMALHO et al. 2000). A práxis se insere nesse contexto de ação, onde parte da realidade social, cultural, tanto do discente, como do professor(a). O motivo que nos levou a ter essas comunidades como objeto de investigação, foi o local onde elas estão inseridas, em uma zona rural. Diante do exposto, o lugar de formação do professor, será, também a escola e o seu conteúdo, a sua prática educativa. Como produto final deste projeto, pretendemos realizar nas escolas escolhidas como objeto de pesquisa da dissertação, atividades como: minicursos sobre adaptação curricular, metodologias, atividades flexibilizadas, estratégias pedagógicas flexibilizadas, recursos pedagógicos e avaliações flexibilizadas, para contemplar os alunos com deficiências, transtornos, superdotação/ou altas habilidades e dificuldades de aprendizagens
Palavras-chave: Formação Continuada em Serviço. Inclusão Escolar. Práxis.