A CRÔNICA LITERÁRIA NO COTIDIANO DA EJA: UMA
EXPERIÊNCIA DE LEITURA CRÍTICA E INCLUSIVA
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O presente artigo resulta de uma experiência de leitura literária tendo como público alvo\r\n estudantes da 7ª e 8ª séries da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola do município de\r\n Caiçara-PB. Buscou-se apresentar uma breve reflexão sobre a importância do espaço do gênero textual\r\n crônica nas aulas dessa modalidade de ensino para a formação de leitores, bem como relatar uma\r\n experiência de leitura crítica de uma crônica de Joel Rufino dos Santos (2013). Nesse sentido\r\n procurou-se suporte, dentre outras, nas teorias de Cosson (2014), que apresenta estratégias para o\r\n ensino de Literatura voltadas para o letramento literário; Soares (2002) e Kleiman (2005), cujas\r\n discussões convergem para o entendimento sobre os fenômenos de alfabetização e de letramento.\r\n Freire (1989), que pontua a leitura como ferramenta libertadora; Marcuschi (2008), sobre a\r\n funcionalidade dos gêneros, e Koch e Elias (2006), sobre estratégias de leitura. A compreensão do\r\n gênero literário crônica como instrumento de formação do senso crítico, é reforçada pelas percepções\r\n desses pressupostos que corroboram com as nossas hipóteses sobre a eficiência do trabalho\r\n comprometido com o letramento literário. Desse modo, buscou-se lançar contribuições discursivas\r\n sobre uma prática que atende às necessidades do atual público de nossas escolas, contempla a língua\r\n como interação social e permite espaço para as multiplicidades das linguagens. 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