Este artigo representa um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), situada no campus da cidade de Amargosa/Bahia. Tem por objetivo apresentar as Concepções de Esporte na visão dos professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA. As concepções que me refiro, por exemplo, refere-se aos conceitos e aos significados atribuídos por docentes ao esporte, principalmente, considerando suas contribuições na formação educacional e social dos escolares. Para estes fins, o trabalho segue a abordagem metodológica qualitativa, e utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Estas entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino da cidade de Amargosa/BA, sendo três professores e duas professoras. Concluo que, com relação à educação física, o esporte é o conteúdo mais presente na vida social do aluno e configura logicamente o espaço principal das aulas de educação física. Com relação às Concepções de Esporte os professores assumem o trato com a cultura corporal no modelo heterogêneo, por entenderem que o esporte é passível a transformações e constituições dos sujeitos escolares. Porém, foram evidenciadas problemáticas da educação física no contexto social das escolas públicas do município de Amargosa/BA. Isto porque alguns dos professores entrevistados não detêm de uma linha estabelecida no trato do esporte. O que não torna evidente seus anseios educativos para os educandos. De forma singular, outros professores buscam por meio desta concepção heterogênea, a transformação do modelo social, ou pelo menos, acredita que esse pode ser a maior contribuição da disciplina Educação Física na formação dos sujeitos escolares.