SANTOS, Suzane Moreira Dos. Estratégias didáticas no ensino de zoologia. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36876>. Acesso em: 22/11/2024 09:06
Este trabalho tem como principal objetivo relatar a vivência do estágio supervisionado em biologia realizado em uma sala de terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual no Município de Vitória da Conquista, Bahia. O estágio supervisionado ocorreu em três fases: observação, coparticipação e regência. O conteúdo abordado durante a regência foi zoologia, é uma área da biologia que engloba uma enorme variedade de formas, conceitos, interações e evolução. Geralmente na educação básica os alunos têm uma visão geral dos nove principais filos do Reino Animal, durante o estágio foi trabalhado os três primeiros filos da escala evolutiva desse reino. O trabalho desenvolvido buscou utilizar metodologias variadas que fugisse do tradicionalismo como, por exemplo, dinâmica de classificação com kits de botões, o uso de slides e vídeos que funcionou muito bem com a turma, como algumas estruturas dos animais são muito abstratas e complexas o uso de imagens projetadas e vídeos facilitaram a compreensão dos alunos, e jogos didáticos para revisão dos conteúdos foram bem eficazes e proveitosos. O ensino de biologia sem que o aluno tenha contato direto com material biológico e/ou experimental é difícil e os alunos ficam a mercê da sua imaginação, desta forma, é imprescindível que os professores utilizem estratégias que facilite a aprendizagem dos alunos. Uma aula bem planejada com material educativo bem concebido e utilizado de forma adequada na maioria das vezes é bem vantajosa fixa melhor os conteúdos, além de despertar e motivar os alunos impulsionando o prazer de aprender, fugindo do desgaste e cansaço de aulas meramente teóricas.