DUARTE, Ana Teixeira. As tecnologias digitais em sintonia com a aprendizagem. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/35971>. Acesso em: 22/11/2024 10:25
Este artigo intitulado As tecnologias digitais em sintonia com a aprendizagem apresenta fotografias e vídeo como resultado de uma pesquisa aplicada. A referida pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Artes com os estudantes do Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo da cidade de Caetité-BA por ocasião do festejo comemorativo do 02 de julho, alusivo à Independência da Bahia. A atualidade vislumbra com as potencialidades das tecnologias e a sociedade a qual vivemos está marcada pela presença das mesmas. Os estudantes participam desse processo de fazer circular nos meios educacionais esses dispositivos, como os celulares digitais, que se tornaram populares. A escola, sensível a essa realidade, necessita utilizar desse meio como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa pesquisa apresentou como objetivo integrar os dispositivos digitais no ensino de Arte para criar narrativas fotográficas da festa do 02 de julho de Caetité-BA. A fim de que esses dispositivos fossem integrados foi necessário propor aos estudantes a experiência de produzir as imagens e editar o vídeo. Logo, essa pesquisa apresentou estudos exploratórios, sendo do tipo aplicada, cuja função está em desenvolver ações para integrar dispositivos digitais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Participaram, os estudantes da 2ª série do curso de Administração do ano de 2017 que aderiram á pesquisa. As imagens que compuseram o vídeo foram realizadas pelos estudantes que utilizaram de celulares digitais para tais finalidades. Como resultado, têm-se imagens fotográficas e um vídeo no qual são apresentadas as imagens fotográficas realizadas pelos estudantes sobre os festejos dos 02 de julho comemorado no município.