Este artigo consiste em um projeto desenvolvido por alunos da disciplina Didática da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, ministrada pela professora Dra. Mara Leite Simões, que serviu como método avaliativo para a disciplina. Nossa base teórica respalda-se em Sparta e Gomes (2005) e Morales (2009) no que diz respeito à formação acadêmica dos jovens e suas escolhas profissionais que estão diretamente ligadas aos conhecimentos exigidos pela sociedade. O objetivo do trabalho foi informar sobre o que as universidades públicas, em especial a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), têm a oferecer, como também apresentar os vários cursos de nível superior destas IES. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Leite, na cidade de Santa Inês – PB, para um público de quarenta e sete (47) estudantes do ensino médio da referida escola. Foram apresentados não só os diversos cursos ofertados por essas IES, mas também outros setores que compõem estas instituições como: a residência universitária, os programas institucionais de bolsas, o restaurante universitário, a monitoria, a bolsa permanência, o auxílio-moradia e o auxílio-alimentação. Um questionário foi aplicado antes e depois da palestra como forma de avaliação diagnóstica e prognóstica. Ao analisar os dados, percebemos a importância de divulgar as oportunidades existentes no ensino superior e foi observado que essa palestra obteve um grande sucesso, devido à mudança na opinião dos alunos.