O presente trabalho tem como tema um jogo em forma de bingo como atividade lúdica, na absorção de conhecimento usando relações ecológicas como base de discussão em âmbito escolar. Sabemos que a biologia buscando na etimologia da palavra, bios quer dizer vida, e logos estudo, ou seja estuda da vida, tendo com isso todas as formas de vida na biosfera a serem estudadas e as relações que ambas possuem umas com as outras, tendo o nome de relações ecológicas. Esse é um assunto muito utilizado tanto no ensino fundamental, como no ensino médio, esse tipo de assunto poderia ser explanado de forma normal, porem os alunos do (PIBID) resolveram usar uma forma menos corriqueira, que foi o lúdico. Essa ferramenta é muito importante quando se fala em chamar a atenção dos alunos, na aula em se a turma será dividida em duplas para que todos participem da dinâmica, antes de começar a dinâmica, os alunos iram receber uma prevê síntese sobre as relações ecológicas e as principais regras do jogo, com o decorrer da atividade duas duplas saíram vencedoras da atividade realizada em âmbito escolar. Com a ajuda da professora de biologia e dos alunos do (PIBID) a dinâmica foi um sucesso. No decorrer da aula pratica notou-se o desenvolvimento dos alunos com a atividade, porque uma ação que possa causar um tipo de competição aos alunos deixa a aula sempre mais prazerosa, sem falar que o professor terá mais resultados nas provas, ou seja o índice de notas baixas irá diminuir pois os alunos iram prestar mais atenção nas aulas, fazendo suas atividades acadêmicas com mais amor. No final da aula pratica notou-se que mais de 90% da turma tinha o assunto na ponta da língua, mostrando a eficiência do lúdico na educação. De acordo com os dados apresentados no trabalho nota se que os alunos quando em contato com uma atividades em aula fugindo da mesmice das aulas teóricas mostram ter um melhor raciocínio tornando as melhores alunos, pena que esse recurso não é usado por vários professores, muita das vezes por preguiça ou simplesmente por não ter comprometimento com a educação, mostrando que essa pratica é mais positiva para os alunos do que aos professores, sendo que o correto era que se fosse positiva para ambos.