O reconhecimento de um profissional se faz quando o mesmo consegue exercer suas atividades com dignidade, respeitado pelos demais colegas. Contudo, por desconhecimento do campo de saberes, a disciplina e o seu profissional da Educação Física escolar ainda se submetem a situações de baixo reconhecimento escolar por os demais colegas e estudantes não compreenderem a sua importância no currículo escolar. Nesse contexto, propomos investigarmos quais as principais dificuldades encontradas por professores de Educação Física Escolar da rede pública de cidades do interior de Pernambuco para a execução de suas aulas práticas e o planejamento de suas aulas, conforme orientações dos parâmetros curriculares e das novas concepções para a Educação Física Escolar na Educação Básica ? Para melhor respondermos nosso questionamento, utilizamos da escala Likert com afirmações e perguntas a vinte professores profissionais da Educação Física Escolar de municípios pernambucanos, diagnosticando quais as principais dificuldades para a prática da profissão e quais situações consideram como desvalorização profissional no espaço escolar. Nossos resultados confirmam queixas dos baixos recursos didáticos e infraestrutura ainda limitantes para a prática das atividades características da disciplina. Em outro aspecto, ainda que reconheçam não ser tão mais significativa, queixam-se do desconhecimento por parte de outros professores das atribuições características da disciplina, identificando-a como para brincadeiras e para distrações aos alunos, desconhecendo seu papel na formação social, cognitivo e motora dos estudantes. Em síntese, avaliamos melhorias na compreensão da disciplina Educação Física Escolar e de seu merecido reconhecimento na formação dos estudantes pela comunidade escolar, o que minimiza situações de desvalorização profissional, criando melhores condições de trabalho no contexto da região por nós investigada.