SOUSA, Fabiana Araujo. Mediações pedagógicas no fórum do ava - moodle. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37424>. Acesso em: 02/11/2024 14:04
Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar a avaliação de aprendizagem no fórum e a construção de novas sensibilidades educativa dos sujeitos do Curso Técnico Serviços Jurídico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, bem como identificar as mediações pedagógicas dos professores-tutores durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizou-se as abordagens qualitativa e quantitativa, e como instrumento de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem do curso pesquisado. Resultados indicam que nas práticas pedagógicas no fórum, as mediações dos professores-tutores estavam focadas mais nas explicações sobre o assunto e em motivações com palavras de incentivos, as quais são fundamentais para fortalecer a interação e criar um clima afetivo entre os participantes de um curso no ambiente online. Todavia, não se visualizou os professores-tutores realizando, significativamente, nos fóruns, reflexões, discussões e problemáticas suficientes para instigar as participações ativas dos alunos.