A sala de aula é um espaço de envolvimento e de participação entre os educandos, buscar meios de enriquecer e qualificar a aprendizagem, torna o ensino dinâmico e desafiador. Atualmente a escola tem sido um local importante para orientação e combate às drogas. Os adolescentes e jovens buscam nas drogas uma fuga da realidade. Dessa forma, o papel da escola não é trabalhar com o dependente, e sim realizar projetos para evitar o uso de drogas entre os estudantes. A escola é um local de educação e implementação de políticas públicas que possam promover a saúde dos jovens e adultos. Cabe portanto, à escola, desenvolver uma ação crítica, reflexiva e educativa, para evitar que esses jovens se tornem dependentes químicos. A escola é um dispositivo de interferência, buscando expandir o impacto sobre a população por meio do controle do uso de drogas pelos adolescentes, jovens e adultos. A experiência descrita nesse projeto foi desenvolvida na disciplina de Ciências da EJA (6º ao 9º ano) da escola municipal Senador Darcy Ribeiro, localizada em Porto Velho (RO). O projeto utilizou filme, internet, poesia, palestra e teatro, visando à valorização das potencialidades existentes na própria escola e na comunidade para o tema de prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. E dessa forma desenvolver e fortalecer a cidadania através da realização de atividades com temáticas que envolvam a saúde no ambiente escolar e a cidadania.