Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOTECA, BRINCAR PARA INCLUIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, BRINQUEDOTECA, MATERIAL ADAPTADO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como finalidade o relato de experiência do projeto Horizonte que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, dentro de uma proposta inclusiva, através da cultura lúdica na brinquedoteca universitária e através do atendimento itinerante. O público atendido são crianças e adolescentes, da área metropolitana do Recife, em sua maioria, de condição socioeconômica desfavorecida. O novo estilo de moradia, a falta de espaços públicos e seguros para as crianças brincarem tem contribuído para a falta de liberdade, promovendo seu pleno desenvolvimento através do movimento, jogo e brincadeiras. Às crianças e adolescentes com alguma deficiência física, sensorial ou intelectual, muitas vezes, não participam das brincadeiras e jogos porque os mesmos não são acessíveis e precisam de adaptação. Este projeto de extensão está sendo desenvolvido procurando atender à comunidade e ser palco de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento, inclusão da pessoa com deficiência e adaptação de jogos, brinquedos e brincadeiras. Estão sendo desenvolvida com a participação de bolsistas e voluntários que são alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, fisioterapia, jogos digitais e variadas licenciaturas.

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