Este estudo tem como objeto as influências do Projeto Político Pedagógico na organização escolar em uma escola municipal de Caruaru-PE. O mesmo apresenta a relevância da organização escolar para com os elementos que determinam o trabalho da escola, envolvendo aspectos voltados para a racionalização dos recursos (materiais, financeiros e intelectuais) afim de que todos os objetivos da instituição sejam alcançados. Enfatiza também sobre o papel que exerce uma gestão democrática com ênfase em diversas formas de participação (internas e externas) para o alcance destes objetivos. Além do mais, salienta que o Projeto Político Pedagógico é o documento norteador do trabalho pedagógico da escola, ressaltando sua importância para o desenvolvimento da organização escolar e suas contribuições para uma escola autônoma e dirigida por uma gestão democrática onde todos os envolvidos participam de forma direta ou indireta na construção deste instrumento fundamental para o planejamento das ações da escola. Nesta direção, este estudo está fundamentado em uma perspectiva qualitativa, e tem por objetivos: analisar a influência do Projeto Político Pedagógico na organização escolar, identificar as orientações sobre a organização escolar presentes no Projeto Político Pedagógico e caracterizar as ações propostas na escola, decorrentes do Projeto Político Pedagógico. Para isto, temos um percurso metodológico pautado na observação de todas as manifestações decorrentes no campo à qual nos submetemos a investigar articulada a análise documental do próprio Projeto Político da escola afim de identificar e realizar comparações acerca do que está sendo apresentado no documento e suas aproximações com a realidade local referente as formas de organização escolar para que diante disso nossos objetivos sejam contemplados.