A utilização em sala de aula das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) é um dos maiores desafios dos educadores na Era da Informação. A discussão é feita no sentido de como elas podem e devem ser utilizadas na escola. Muito se tem discutido sobre como utilizar o computador como instrumento potencializador da cognição, inclusive no ensino de Física. O estudo do movimento de projéteis na Mecânica Clássica tem uma importância histórica incontestável, sendo visto tanto em cursos de nível médio como em nível superior. Este artigo descreve a criação de um programa de computador capaz de realizar simulações de lançamentos de projéteis no vácuo ou em ambientes com resistência do ar. Para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do problema físico em questão, o simulador permite a visualização dos resultados numéricos da simulação por meio de animações em 3D, geradas em tempo real. O usuário pode interagir com a cena, mudando o ponto de observação do problema no decorrer da simulação. Por ser gratuita, multiplataforma, e de fácil assimilação, optou-se por utilizar a linguagem Python, com a criação dos modelos e animações em 3D sendo feita através da biblioteca VPython. No decorrer do texto, o uso da modelagem 3D é apresentada como recurso didático inovador para a sala de aula, com grande potencialidade pedagógica e como ferramenta atrativa de ensino. O artigo apresenta validações das soluções numéricas, com soluções exatas disponíveis na literatura, além de resultados obtidos com os experimentos virtuais usando as animações em 3D. Os resultados mostram que as simulações podem ser facilmente utilizadas em sala de aula para realização de experimentos virtuais e que as animações tridimensionais são uma alternativa bastante atrativa e eficiente para visualizar e compreender o problema físico do movimento de projéteis.