Este trabalho faz um relato de experiência na produção de um Game enquanto produto midiático educomunicativo que tem potencial educativo, didático, com uma temática Serious para o ensino de História da Paraíba tendo como recorte temporal o período do processo de colonização do território da Paraíba, o massacre de tracunhaém, e a criação da Capitania Real da Paraíba com o objetivo de contenção dos Índios. É relevante descrever que o presente trabalho não objetiva discutir todo o processo de criação, assim limitando-se aos aspectos estéticos de desenvolvido pelo front end no storyboard que propicie uma linguagem de proxemia com o jovem entre 15 a 19 anos que esteja cursando o ensino médio em ambiente de educação formal. A metodologia empregada para complementarização da discussão consistiu na bibliografia e por meio de entrevista que serviu para obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, de um Game educativo, didático e serious sobre o ensino de história da Paraíba. Ao todo foram entrevistados 150 jovens de escolas públicas do ensino médio da Paraíba. Em suma por meio desta pesquisa foi possível identificar que o game educativo, didático, enquanto produto midiático educomunicativo deve ficar atento às relações que a intervenção do mesmo causa no cotidiano do indivíduo para que o mesmo não deturpe ou desconstrua a relação da memória de um povo nos indivíduos em formação social, em ambiente de educação formal ou não. Portanto o Game com esse viés que versa sobre a história, informando, comunicando e educando, deve inevitavelmente ouvir os significantes e referentes do universo do espectador para que se construa um ambiente lúdico, dinâmico e que eduque sem impulsionar estigmas ou a desconstrução da memória de um povo.