A natureza do presente artigo é de cunho qualitativo, focado em procedimentos da análise de conteúdo, envolvendo o estudo da arte dos trabalhos apresentados em edições anteriores (2014-2015) do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa, assim como, uma proposta de usar o Anime Pokémon como Organizador Prévio em potencial para proporcionar uma Aprendizagem com Significados. O presente trabalho baseou-se na análise da quantidade de relatos de experiências e na expressividade por áreas disciplinares das ciências naturais (Biologia, Física e Química para o Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental). A investigação surgiu partindo do pressuposto que a Biologia, e principalmente, a Física e Química apresentam um grande potencial de abstração mental para a compreensão dos conteúdos e, que a teoria e a estratégia ausubeliana podem favorecer a compreensão e significação dos conceitos. De modo geral, os trabalhos encontrados nos anais dos CONEDU’S evidenciam que o uso da teoria e da estratégia não tem sido utilizado de forma expressiva pelos docentes dentro de processos educativos. Apresentam uma divisão desigual por áreas disciplinares, visto que à maioria dos trabalhos estão voltados ao Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e na Química no Ensino Médio. Nesse contexto, espera-se que este trabalho represente uma via de mão dupla para discussões e realização da proposta descrita, na qual, ao mesmo tempo em que são discutidos aspectos ligados a significação dos conceitos, se provoque a curiosidade dos docentes a utilizarem atividades desse tipo em suas ações pedagógicas, visando promover uma aprendizagem com significados no ensino.