Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORÇA GRAVITACIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE ESCOLAR LANDRI SALES EM SÃO PEDRO DO PIAUÍ

Palavra-chaves: FORÇA GRAVITACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35206
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3360
    "inscrito_id" => 8549
    "titulo" => "A FORÇA GRAVITACIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE ESCOLAR LANDRI SALES EM SÃO PEDRO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Desde o nascimento do universo por meio do Big Bang ou Grande Explosão por volta de quatorze bilhões de anos atrás, teve um agente que foi de essencial importância para criação das primeiras estrelas e posteriormente galáxias ela é chamada de Força Gravitacional, considerada uma das quatro forças fundamentas da Física, ela reina o universo. Atualmente existem inúmeros debates sobre formas mais eficazes de se ensinar a disciplina de Física no Ensino Médio, principalmente porque a mesma está muito ligada ao cotidiano dos alunos, e o grande desafio dos professores é de encontrar meios que facilitem a conexão dos conteúdos estudados no livro didático com os presenciados no dia a dia de cada um. O presente estudo surgiu do interesse em investigar se os alunos do 2º ano do ensino médio da escola citada, têm conhecimentos sobre o funcionamento do mundo em que vive, por exemplo: por que corpos caem quando largados de certa altura? De modo a contextualizar com conteúdo estudado em sala de aula. Tendo com base neste contexto exposto objetivamos investigar o grau de conhecimentos que os alunos, do 2º ano do ensino médio da escola: Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro do Piauí, possuem sobre força gravitacional, de modo a mostra aos mesmos que a temática em estudo é de essencial importância para o entendimento de uma infinidade de fenômenos do seu cotidiano. Foram entrevistados os alunos no segundo semestre de 2017. Adotou-se uma pesquisa de caráter quantitativa, com enfoque descritivo, como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado a 30 (trinta) alunos. Partindo desta constatação definiu-se que o ensino de Física terá mais êxito se trabalhado de uma forma mais prática, uma vez que se acredita que o uso dessa prática levaria os alunos a entender determinadas fenômenos a sua volta, favorecendo uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORÇA GRAVITACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID8549_11102017160932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL DE CARVALHO ROSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL ROSA"
    "autor_email" => "narutohep@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35206
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3360
    "inscrito_id" => 8549
    "titulo" => "A FORÇA GRAVITACIONAL E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIDADE ESCOLAR LANDRI SALES EM SÃO PEDRO DO PIAUÍ"
    "resumo" => "Desde o nascimento do universo por meio do Big Bang ou Grande Explosão por volta de quatorze bilhões de anos atrás, teve um agente que foi de essencial importância para criação das primeiras estrelas e posteriormente galáxias ela é chamada de Força Gravitacional, considerada uma das quatro forças fundamentas da Física, ela reina o universo. Atualmente existem inúmeros debates sobre formas mais eficazes de se ensinar a disciplina de Física no Ensino Médio, principalmente porque a mesma está muito ligada ao cotidiano dos alunos, e o grande desafio dos professores é de encontrar meios que facilitem a conexão dos conteúdos estudados no livro didático com os presenciados no dia a dia de cada um. O presente estudo surgiu do interesse em investigar se os alunos do 2º ano do ensino médio da escola citada, têm conhecimentos sobre o funcionamento do mundo em que vive, por exemplo: por que corpos caem quando largados de certa altura? De modo a contextualizar com conteúdo estudado em sala de aula. Tendo com base neste contexto exposto objetivamos investigar o grau de conhecimentos que os alunos, do 2º ano do ensino médio da escola: Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro do Piauí, possuem sobre força gravitacional, de modo a mostra aos mesmos que a temática em estudo é de essencial importância para o entendimento de uma infinidade de fenômenos do seu cotidiano. Foram entrevistados os alunos no segundo semestre de 2017. Adotou-se uma pesquisa de caráter quantitativa, com enfoque descritivo, como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado a 30 (trinta) alunos. Partindo desta constatação definiu-se que o ensino de Física terá mais êxito se trabalhado de uma forma mais prática, uma vez que se acredita que o uso dessa prática levaria os alunos a entender determinadas fenômenos a sua volta, favorecendo uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORÇA GRAVITACIONAL, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID8549_11102017160932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL DE CARVALHO ROSA"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL ROSA"
    "autor_email" => "narutohep@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Desde o nascimento do universo por meio do Big Bang ou Grande Explosão por volta de quatorze bilhões de anos atrás, teve um agente que foi de essencial importância para criação das primeiras estrelas e posteriormente galáxias ela é chamada de Força Gravitacional, considerada uma das quatro forças fundamentas da Física, ela reina o universo. Atualmente existem inúmeros debates sobre formas mais eficazes de se ensinar a disciplina de Física no Ensino Médio, principalmente porque a mesma está muito ligada ao cotidiano dos alunos, e o grande desafio dos professores é de encontrar meios que facilitem a conexão dos conteúdos estudados no livro didático com os presenciados no dia a dia de cada um. O presente estudo surgiu do interesse em investigar se os alunos do 2º ano do ensino médio da escola citada, têm conhecimentos sobre o funcionamento do mundo em que vive, por exemplo: por que corpos caem quando largados de certa altura? De modo a contextualizar com conteúdo estudado em sala de aula. Tendo com base neste contexto exposto objetivamos investigar o grau de conhecimentos que os alunos, do 2º ano do ensino médio da escola: Unidade Escolar Landri Sales, em São Pedro do Piauí, possuem sobre força gravitacional, de modo a mostra aos mesmos que a temática em estudo é de essencial importância para o entendimento de uma infinidade de fenômenos do seu cotidiano. Foram entrevistados os alunos no segundo semestre de 2017. Adotou-se uma pesquisa de caráter quantitativa, com enfoque descritivo, como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado a 30 (trinta) alunos. Partindo desta constatação definiu-se que o ensino de Física terá mais êxito se trabalhado de uma forma mais prática, uma vez que se acredita que o uso dessa prática levaria os alunos a entender determinadas fenômenos a sua volta, favorecendo uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.