Na atualidade o trabalho com textos multimodais em aulas de língua portuguesa vem assumindo um lugar de destaque, pois tais textos possibilitam uma maior interação entre os ambientes socioculturais e o ambiente escolar. Nesta direção, este artigo tem como objetivo geral: Analisar a utilização de textos multimodais no ensino de Língua Materna, em uma turma do nono ano da educação básica. A fim de alcançar tal objetivo elencamos três objetivos específicos: (I) Identificar a utilização de textos multimodais em atividades de ensino de língua materna, em uma turma do nono ano; (II) Verificar como os textos multimodais foram inseridos nas atividades didáticas em favor do ensino de língua portuguesa; (III) Descrever como as atividades com textos multimodais podem contribuir para o ensino de língua materna. O corpus é composto por dois planos de aulas e atividades aplicadas em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola da cidade de Campina Grande. Tal pesquisa está fundamentada nas teorias sobre ensino de língua materna, letramento e multimodalidade de Kleiman (2005), Moraes (2007), Souza (2007), Maron, Masetto e Behrens (2013) e Barton e Lee (2015). Para tanto, as reflexão oriunda dos dados observados sinalizara a necessidade de um multiletramento por parte de professores e alunos na educação básica, tendo em vista que esse é essencial para o trabalho com a multimodalidade em gêneros diversos.