A Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE iniciou no ano de 2017 uma ação sistêmica de acompanhamento em tempo real de indicadores educacionais de infrequência e rendimentos bimestrais com vistas a elaboração de planos estratégicos de intervenção pedagógica a nível de rede e localizados, por regional e escola, para a promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Esse acompanhamento acontece em duas frentes distintas: o acompanhamento mensal da infrequência que visa o mapeamento dos alunos que apresentam vinte e cinco por cento ou mais de infrequência nesse período, e o acompanhamento bimestral dos rendimentos, colhidos a partir dos resultados das avaliações internas da escola. Essa ação objetiva construir um panorama que identifique escolas e alunos com alta infrequência e baixo rendimento, e a partir disso, possa ajudar no desenho de estratégias de intervenção para melhoria desses resultados. Ambas as frentes fazem parte de um conjunto de planos estratégicos da SEDUC/CE, que são norteados pelo princípio de que o quanto antes for detectado os problemas referentes a infrequência e ao baixo desempenho, mais tempo se tem para o planejamento de ações e intervenções corretivas. Esses relatórios são gerados em uma coordenadoria componente do organograma central da secretaria, chamada Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação – COAVE, e publicizados para toda a rede através da Superintendência Central, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação – CREDE, e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza – SEFOR. Esse artigo visa elaborar um painel dos principais indicadores construídos por essa secretaria e descrever análises geradas a partir deles. Entende-se que essas análises possam indicar pontos de atuação específico capazes de servir como subsídio para o planejamento de metas e estratégias de ação educacional. Além disso, a identificação das fortalezas e fragilidades da rede contribuem para a elaboração de políticas de rede mais robustas e eficazes. O conhecimento dos indicadores serve como suporte ao trabalho de superintendentes escolares que acompanham e apoiam pedagogicamente às escolas públicas estaduais do Ceará propondo, junto aos gestores educacionais, ações de intervenção e correção. A análise desses indicadores, portanto, torna-se ponto crucial para o entendimento do nível em que se encontra o alunado componente na rede e elemento fundamental para dar suporte ao planejamento de ações que objetivam a equidade no processo educacional e a promoção de uma educação com vistas à emancipação humana.