Resumo: Na ciência a importância de se entender adequadamente conceitos se manifesta de maneira fundamental, na compreensão e produção de matérias, e na própria discussão dos mesmos. A relevância deste trabalho se insere em um quadro conceitual da vanguarda dos processos educacionais, no qual à já considerável produção cientifica. O olhar aqui empregado perpassa, por importância de se esclarecer devidamente o tema especificado e delimitado, não deixando o objeto vago e sem sentido. Na questão educacional voltado aos movimentos sociais campesinos, a pesquisa em sua gênese tenta levantar questões relacionadas sobre a educação do campo e/ou educação rural. Nesta perspectiva objetivo principal da pesquisa é compreender a diferenciação dos conceitos mencionados anteriormente, e relacionar historicamente esses termos na contextualização dos seus fundamentos e da própria realidade materializada nos movimentos sociais. O marco teórico parte da luta pela terra em contraste com a formação social do pais. Pesquisado a partir de material bibliográficos, documentos e dados, considerando a priore um conhecimento prático, calcado em outras experiências vivenciadas, dedicadas a procura e entendimento dos mais diversos assuntos relacionas a temática deste trabalho. Verifica-se que as políticas voltadas a formação do sujeito do campo são recentes e de uma multiplicidade de fatores que compõem os obstáculos e vitorias alcançadas até o momento. Desta forma conta-se que a os conceitos de educação do campo e rural são distintos, onde a primeiro valoriza o conhecimento, história, e o ser humano; enquanto o segundo transforma o rural em atrasado, ignorante, apenas voltado a produção alimentícia. Apesar do pouco tempo, a luta por um educação que realmente valorize os povos do campo, caminha de forma constante, discutindo, debatendo, participando da construção de uma educação não só no/para o campo o que é chamado de educação rural, mas uma educação do campo, em que a participação político-social acontece de forma efetiva, vendo o campo como lugar de conhecimento e vida.