Com a finalidade de apresentar um perfil dos alunos-professores do curso de Pedagogia na modalidade PARFOR, deu-se essa pesquisa, de cunho quali-quantitativo, com foco no processo de formação de professores no que se refere a sua condição de leitor, a partir de um levantamento de dados. Assim, temos um retrato de professores em processo de formação com suas especificidades no que se refere ao gênero, idade, etapas da educação em que atuam, há quanto tempo atuam como professor e em quantas escolas trabalha, para a partir de então, chegar a algumas conclusões acerca das suas concepções sobre própria condição de (não) leitor e ainda com que frequência fazem uso da literatura no cotidiano de sala de aula, afim de ainda com isso poder avaliar em que ponto(s) a literatura pode influenciar positivamente na qualidade do acesso a leitura para crianças em processo de letramento. Foram aplicados questionários dirigidos a 20 (vinte) alunos do PARFOR, todos professores em exercício. Após o levantamento de dados, através do questionário aplicado, além do embasamento teórico e a observação acerca do desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos-professores envolvidos nessa pesquisa, concluiu-se que a literatura, quando levada para sala de aula com determinada frequência, pode ajudar a compreender a constituição da vida intelectual de professores e alunos, tornando-os melhores leitores. Através dos dados obtidos, é possível que se faça uma rediscussão sobre leitura no Brasil, o que implica na necessidade de revisar caminhos já percorridos e continuar indo em busca de novos, sob outros olhares, outras perspectivas que possam, se não explicar, mas tratar de tais caminhos e descaminhos por onde perpassam os elos entre língua escrita, sociedade e cultura, que podem servir como objeto de análise sob diferentes pontos de vista.