Pesquisa em andamento sobre as trajetórias de vida acadêmica de estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA em curso de licenciatura da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Investiga-se como os estudantes do curso de licenciatura e que fizeram a modalidade de ensino EJA estão se conduzindo na UFMA, quais estratégias utilizam para desenvolver as atividades do curso, participar de eventos científicos, reuniões de estudo e vivenciar a cultura universitária. Discute-se a democratização da educação superior no Brasil; o acesso: ingresso, sucesso e permanência das classes populares na universidade. Os primeiros achados desta pesquisa indicam que há poucos estudos que tratam dos egressos da EJA em curso de nível superior; geralmente os estudantes de classes populares encontram-se nos cursos de licenciatura e possuem dificuldades de adaptação em relação à cultura universitária. A democratização da educação superior vem se realizando em diversos países da América do Sul e no Brasil tem ocorrido uma expansão de vagas neste nível de ensino. Questiona-se a garantia de sucesso das classes populares na educação superior, pois o Estado, ao disponibilizar vagas neste nível de ensino, não significa que está garantindo a conclusão do curso.