Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: TRABALHANDO OS ESTADOS DO BRASIL, SUAS CAPITAIS E CARACTERÍSTICAS CULTURAIS.

Palavra-chaves: SURDO, LIBRAS, GEOGRAFIA, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos entraves que os profissionais da educação encontram hoje em dia na sala de aula são quais metodologias se deve utilizar para o ensino-aprendizagem dos alunos que necessitam de algo tipo de acessibilidade. A proposta do presente trabalho é apresentar métodos que alcance a inclusão dos alunos Surdos, objeto central de estudo, nas disciplinas da base curricular, em questão a geografia que é o foco principal presente na pesquisa. Outro ponto pertinente é a percepção de mundo do indivíduo Surdo, estando presente na constituição de sua língua, isso é deixado claro a partir da explicação das quatro categorias que se estuda na geografia, sendo elas identidade, cultura, lugar e região, essas sendo compreendidas através dos estados e capitais do Brasil e seus respectivos sinalizadores para representá-los. Essa representação é feita por consequência de algumas características que o Surdo percebe de maneira marcante, no local onde convive. A título de exemplo: O sinal do Estado de Pernambuco que é realizado com as duas mãos de maneira horizontal, referindo-se a posição latitudinal que o Estado se localiza no mapa. Entretanto, pouco se discute a presença da linguagem geográfica do espaço na estrutura da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Com isso o trabalho mostra que essa relação é bastante relevante para sensibilizar e conscientizar que nenhuma disciplina é homogênea. Portanto torna-se imprescindível aos professores buscarem se adequar a novas propostas de ensino que incluam os alunos Surdos e ouvintes também a sua disciplina, e fazer possível que seu ensino alcance e perpasse os limites que impliquem que a educação inclusiva ocorra de maneira satisfatória.

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