O estudo tem por finalidade refletir sobre projetos acadêmicos em responsabilidade social, pessoal e ambiental como instrumentos de educação voltados para a promoção de um estudante cidadão, comprometido com valores éticos, equidade, transparência e desenvolvimento sustentável. Elegeu como campo de pesquisa a Turma Cidadã - PROTC, um programa de responsabilidade social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Buscou identificar os conceitos de cidadania, educação e ética, em relação ao conceito de responsabilidade social para, tomando por base o CEFET, discutir os princípios da interdisciplinaridade e a questão da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, bem como pontuar a contribuição pessoal, social e ambiental percebida pelos alunos, em sua formação, que se envolveram em projetos no referido programa. Constituiu-se em um estudo de caso, descritivo, não experimental, com abordagem mista quanti-qualitativa, sendo a população alvo alunos, bolsistas de extensão e ex-alunos do CEFET/RJ que participaram dos projetos de responsabilidade social do PROTC. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas abertas e fechadas e as fontes secundárias por meio de consultas a documentos legais, livros e e-books. Para referendar responsabilidade social e ética considerou o pensamento de Vallaeys e Calderon, para ética na educação apoiou-se em Paulo Freire e Leonardo Boff. O resultado da pesquisa indicou que a finalidade para a criação do PROTC como instrumento para o exercício da cidadania e sua relação com a qualidade da formação e educar transformando vidas e conquistando os verdadeiros objetivos da educação, que vão desde a realização pessoal à preparação para o trabalho como objetivo final da educação, conduzem ao exercício da cidadania.