AS CONTRIBUIÇÔES DO TOONDOO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA FORMAL NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4894 "inscrito_id" => 9180 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÔES DO TOONDOO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA FORMAL NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo surgiu da dificuldade que alguns alunos apresentam ao desenvolver sua escrita formal. Nesse sentido apresentou a necessidade da utilização de um instrumento mediador da aprendizagem, sendo de suma importância, buscar a qualidade de ensino e a relação professor-aluno, diante dos métodos a serem utilizados, um recurso dinâmico e motivador para aprendizagem dos alunos em sala de aula. Os sujeitos do estudo foi uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola municipal pública. A escolha desta turma ocorreu devido ao comportamento dos estudantes em relação à necessidade de se trabalhar na sala de informática, algo que por sua vez enriquecesse os conteúdos programáticos da disciplina de português, uma vez que os alunos em relação à disciplina em sala de aula, sentia-se a curiosidade de fixar a atenção dos alunos. De acordo com esta necessidade direcionou-se para a aplicação de um projeto capaz de fazer com que os alunos apresentassem o interesse por seus estudos. Diante desse cenário será observada a dificuldade dos alunos com relação a um determinado conteúdo referente à escrita formal. Em seguida, será sugerida a criação de histórias em quadrinhos utilizando o Software Toondoo, no qual as histórias serão criadas tendo como tema as histórias produzidas pelos próprios alunos, sempre respeitando o uso do conteúdo. Temos como objetivos para a realização desta pesquisa: Analisar como o uso do solftware Toondoo auxilia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, com atividades que mostrem aos alunos uma interface, que podemos de algum modo utilizá-la sem prejuízos a norma culta com a conversação de linguagem múltiplas; permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas com práticas sociais utilizando o software Toondoo; incentivar o habito de leituras e escritas dos alunos na produção textual, fazendo uso do software Toondoo; identificar o processo de produção da história em quadrinhos com a colaboração do software Toondoo. É importante ressaltar que neste sentido que a educação tradicional, na atualidade ainda desestimula aos alunos, ou seja, pelo fato de não inserirmos na sala de aula diferentes metodologias com a utilização de tecnologias digitais ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOFTWARE TOONDOO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9180_17102017132657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIA KALINE TAVARES" "autor_nome_curto" => "KASSIA TAVARES " "autor_email" => "kassiakaline14@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35917 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4894 "inscrito_id" => 9180 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÔES DO TOONDOO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA FORMAL NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente estudo surgiu da dificuldade que alguns alunos apresentam ao desenvolver sua escrita formal. Nesse sentido apresentou a necessidade da utilização de um instrumento mediador da aprendizagem, sendo de suma importância, buscar a qualidade de ensino e a relação professor-aluno, diante dos métodos a serem utilizados, um recurso dinâmico e motivador para aprendizagem dos alunos em sala de aula. Os sujeitos do estudo foi uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola municipal pública. A escolha desta turma ocorreu devido ao comportamento dos estudantes em relação à necessidade de se trabalhar na sala de informática, algo que por sua vez enriquecesse os conteúdos programáticos da disciplina de português, uma vez que os alunos em relação à disciplina em sala de aula, sentia-se a curiosidade de fixar a atenção dos alunos. De acordo com esta necessidade direcionou-se para a aplicação de um projeto capaz de fazer com que os alunos apresentassem o interesse por seus estudos. Diante desse cenário será observada a dificuldade dos alunos com relação a um determinado conteúdo referente à escrita formal. Em seguida, será sugerida a criação de histórias em quadrinhos utilizando o Software Toondoo, no qual as histórias serão criadas tendo como tema as histórias produzidas pelos próprios alunos, sempre respeitando o uso do conteúdo. Temos como objetivos para a realização desta pesquisa: Analisar como o uso do solftware Toondoo auxilia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, com atividades que mostrem aos alunos uma interface, que podemos de algum modo utilizá-la sem prejuízos a norma culta com a conversação de linguagem múltiplas; permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas com práticas sociais utilizando o software Toondoo; incentivar o habito de leituras e escritas dos alunos na produção textual, fazendo uso do software Toondoo; identificar o processo de produção da história em quadrinhos com a colaboração do software Toondoo. É importante ressaltar que neste sentido que a educação tradicional, na atualidade ainda desestimula aos alunos, ou seja, pelo fato de não inserirmos na sala de aula diferentes metodologias com a utilização de tecnologias digitais ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DIGITAIS, SOFTWARE TOONDOO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9180_17102017132657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIA KALINE TAVARES" "autor_nome_curto" => "KASSIA TAVARES " "autor_email" => "kassiakaline14@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }