O presente estudo surgiu da dificuldade que alguns alunos apresentam ao desenvolver sua escrita formal. Nesse sentido apresentou a necessidade da utilização de um instrumento mediador da aprendizagem, sendo de suma importância, buscar a qualidade de ensino e a relação professor-aluno, diante dos métodos a serem utilizados, um recurso dinâmico e motivador para aprendizagem dos alunos em sala de aula. Os sujeitos do estudo foi uma turma do 5º ano do ensino fundamental I, de uma escola municipal pública. A escolha desta turma ocorreu devido ao comportamento dos estudantes em relação à necessidade de se trabalhar na sala de informática, algo que por sua vez enriquecesse os conteúdos programáticos da disciplina de português, uma vez que os alunos em relação à disciplina em sala de aula, sentia-se a curiosidade de fixar a atenção dos alunos. De acordo com esta necessidade direcionou-se para a aplicação de um projeto capaz de fazer com que os alunos apresentassem o interesse por seus estudos. Diante desse cenário será observada a dificuldade dos alunos com relação a um determinado conteúdo referente à escrita formal. Em seguida, será sugerida a criação de histórias em quadrinhos utilizando o Software Toondoo, no qual as histórias serão criadas tendo como tema as histórias produzidas pelos próprios alunos, sempre respeitando o uso do conteúdo. Temos como objetivos para a realização desta pesquisa: Analisar como o uso do solftware Toondoo auxilia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, com atividades que mostrem aos alunos uma interface, que podemos de algum modo utilizá-la sem prejuízos a norma culta com a conversação de linguagem múltiplas; permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas com práticas sociais utilizando o software Toondoo; incentivar o habito de leituras e escritas dos alunos na produção textual, fazendo uso do software Toondoo; identificar o processo de produção da história em quadrinhos com a colaboração do software Toondoo. É importante ressaltar que neste sentido que a educação tradicional, na atualidade ainda desestimula aos alunos, ou seja, pelo fato de não inserirmos na sala de aula diferentes metodologias com a utilização de tecnologias digitais .