Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTAÇÃO NA FORMULAÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOSPARA OS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO POLO DEFRUTICULTURA IRRIGADA SÃO JOÃO, PORTO NACIONAL,TOCANTINS.

Palavra-chaves: PLANO DE NEGÓCIO, PRODUTORES, PROJETO SÃO JOÃO Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      muito em função de sua amplitude e abrangência. Sua importância é tal que muitas instituições\r\n
      investem no ensino e direcionamento de empreendedores em sua realização. Sua estrutura não\r\n
      apresenta mistérios para aquele que está pensando e organizando o investimento, são perguntas que\r\n
      precisam ser respondidas antes de se arriscar no mercado, e o Plano de Negócios é o momento para\r\n
      isso. Portanto ele deve ser estudado, praticado e revisto sempre que uma nova oportunidade surgir. O\r\n
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      Fruticultura Irrigada São João, Porto Nacional, Tocantins para poder melhor instruí-los de\r\n
      como se adentrar ao mercado competitivo. Oportunamente foram aplicados questionários\r\n
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      forma geral a orientação aos produtores de maracujá na formulação de planos de negócios,\r\n
      ocorreu de forma tranquila, a difusão do plano de negócio foi bem aceita e acredita-se que foi\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio a conceituação da função planejamento nas empresas não é tarefa das mais fáceis, muito em função de sua amplitude e abrangência. Sua importância é tal que muitas instituições investem no ensino e direcionamento de empreendedores em sua realização. Sua estrutura não apresenta mistérios para aquele que está pensando e organizando o investimento, são perguntas que precisam ser respondidas antes de se arriscar no mercado, e o Plano de Negócios é o momento para isso. Portanto ele deve ser estudado, praticado e revisto sempre que uma nova oportunidade surgir. O objetivo maior para está pesquisa foi de traçar o perfil dos produtores de maracujá do Pólo de Fruticultura Irrigada São João, Porto Nacional, Tocantins para poder melhor instruí-los de como se adentrar ao mercado competitivo. Oportunamente foram aplicados questionários socioeconômicos no sentido de verificar a real situação dos beneficiados pelo projeto. Os alunos- bolsistas e alunos voluntários foram treinados e capacitados para atuarem como mediadores junto ao coordenador do projeto para melhor orientar os produtores. De uma forma geral a orientação aos produtores de maracujá na formulação de planos de negócios, ocorreu de forma tranquila, a difusão do plano de negócio foi bem aceita e acredita-se que foi bem assimilada, apesar de resistências iniciais por parte de produtores que não estão acostumados com este tipo de ferramenta de trabalho.

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