O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do
produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma
empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu
negócio a conceituação da função planejamento nas empresas não é tarefa das mais fáceis,
muito em função de sua amplitude e abrangência. Sua importância é tal que muitas instituições
investem no ensino e direcionamento de empreendedores em sua realização. Sua estrutura não
apresenta mistérios para aquele que está pensando e organizando o investimento, são perguntas que
precisam ser respondidas antes de se arriscar no mercado, e o Plano de Negócios é o momento para
isso. Portanto ele deve ser estudado, praticado e revisto sempre que uma nova oportunidade surgir. O
objetivo maior para está pesquisa foi de traçar o perfil dos produtores de maracujá do Pólo de
Fruticultura Irrigada São João, Porto Nacional, Tocantins para poder melhor instruí-los de
como se adentrar ao mercado competitivo. Oportunamente foram aplicados questionários
socioeconômicos no sentido de verificar a real situação dos beneficiados pelo projeto. Os
alunos- bolsistas e alunos voluntários foram treinados e capacitados para atuarem como
mediadores junto ao coordenador do projeto para melhor orientar os produtores. De uma
forma geral a orientação aos produtores de maracujá na formulação de planos de negócios,
ocorreu de forma tranquila, a difusão do plano de negócio foi bem aceita e acredita-se que foi
bem assimilada, apesar de resistências iniciais por parte de produtores que não estão
acostumados com este tipo de ferramenta de trabalho.