Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BULLYING E O ENSINO-APRENDIZAGEM AGROPECUÁRIO: VIVÊNCIAS E COTIDIANIDADES

Palavra-chaves: BULLYING, ENSINO, AGROPECUÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo são apresentados os relatos de experiência, vivências e as cotidianidades dos alunos e alunas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus São Vicente (IFMT Campus São Vicente), com modalidade profissionalizante agropecuário na área de Ciências da Natureza e da terra. Esta é uma investigação que insere-se na atual temática do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT: “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos”, aprovada no Comitê de Ética de Pesquisa com pessoas sob registro: CAAE 60165016.0.0000.5165. E o problema de pesquisa é a violência escolar, principalmente os vários tipos de bullying, entrelaçados com os relatos das vivências e as cotidianidades dos alunos e alunas no processo de ensino-aprendizagem agropecuário. O objetivo se desenvolve no diagnóstico das diversas formas de violação dos direitos humanos e do bullying no cotidiano e na vivência escolar. E a pergunta aberta utilizada para análise deste artigo foi “Você já sofreu ou viu alguém sofrer bullying na escola? Relate o ocorrido”. O aporte metodológico é o qualitativo por assim compreender que era o melhor caminho para capitação dos fenômenos e subjetividades vividas. E utiliza-se como método de coleta de dados, o questionário eletrônico. Na etapa de coleta de dados, foram respondidos 150 questionários, com 19 perguntas semiestruturadas, com perguntas fechadas e abertas, e respondidas de forma anônimas por alunos e alunas, do primeiro período e do segundo período, do Curso Técnico em Agropecuária, no início do primeiro semestre de 2017/1. Percebeu-se que os fenômenos de violação de direitos e bullying apontam para uma sociedade desigual, e ao não-reconhecimento da diversidade no ambiente escolar, o que torna o bullying uma prática recorrente e comprometedora da qualidade de ensino.

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