Tendo em vista que no contexto escolar a diversidade étnica, cultural e religiosa historicamente é marcada mais por tempos de cegueira que de lucidez em que representações sociais equivocadas, e porque não preconceituosas, negadoras, rotuladoras em relação ao outro, tem fomentado a intolerância em distintos contextos, espaços e lugares; buscamos compreender que todos são diferentes, mais iguais em direitos, e que precisamos conviver, respeitando uns aos outros, no constante proposito de promoção dos direitos humanos e preservação da morada comum: a terra. O objetivo de nossa pesquisa buscou compreender, baseada numa perspectiva dialógica, em que medida a realização de uma prática pedagógica utilizando os brinquedos e jogos artesanais populares que vise trabalhar sobre a diversidade étnica, cultural e religiosa podem contribuir para aprendizagem e no processo de formação de cidadãos e cidadãs conhecedores do legado sócio histórico, político e cultural do povo brasileiro. O foco da nossa pesquisa consistiu em conhecer, respeitar e conviver no cotidiano escolar com a diversidade étnica, cultural e religiosa. Para tanto selecionamos a pesquisa descritiva e de campo e a pesquisa-ação enquanto processo continuo de aprendizagem com a participação coletiva e transformação organizacional. Desse modo buscou-se subsidiar práticas pedagógicas ajudando a superar preconceitos, intolerâncias e violências no contexto escolar, possibilitando o acesso a um conjunto de conhecimentos relacionados à diversidade étnica, cultural e religiosa através do brinquedos e dos jogos artesanais populares que ao longo da pesquisa foram construídos e vivenciados, através de aulas-oficina, com os alunos. Como resultado a vivencia em sala de aula, através de elementos da cultura popular como subsídios, promoveu um elo entre teoria e prática, acrescentando à experiências de vida dos alunos, vivencias de protagonismo e visões críticas da realidade.