As Políticas Públicas visam um conjunto de medidas, procedimentos e disposições no qual se traduz a orientação política do Estado e regula as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. As Políticas Públicas Educacionais visam à melhoria da qualidade da educação e chegam ao ambiente escolar por meio de programas e projetos implantados pelo Ministério da Educação geralmente com o objetivo de garantir a universalização do acesso à educação e o direito a um processo de ensino aprendizagem de qualidade para todos. As Políticas Públicas Educacionais enquanto direcionadoras na construção de uma escola para jovens com privação de liberdade, foi o tema debatido neste artigo. O objetivo foi analisar a importância das Políticas Públicas Educacionais, para qualificar uma escola estadual no município de Garanhuns/PE para jovens com privação de liberdade. A pesquisa foi exploratória, como um estudo de caso com coleta de dados primários, através da aplicação de questionários para os gestores, professores e alunos (internos da FUNASE). Observou-se que, considerando as PPE’s no âmbito Federal não há reflexo sentido na Unidade de Ensino, voltada para os internos da FUNASE, já no âmbito estadual apenas o EJA e o EJA-Campo foram citados pelos entrevistados. Observou-se também que os entrevistados desconhecem o motivo de não haver outros programas vigentes na escola, além de a maioria escolher a “desmotivação” como o principal desafio enfrentado para os projetos vigentes na unidade de ensino. Conclui-se que a falta de PPE’s na escola estudada, estendida para os socioeducandos, comprova que novas estratégias devem ser criadas para possibilitar a esses alunos participarem de novos projetos ou programas desenvolvidos pelo Governo Federal e/ou Estadual para assim terem uma educação motivadora e de qualidade.