O CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE (RE) CONHECIMENTO DA IDENTIDADE NO SUJEITO NORDESTINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37597 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4382 "inscrito_id" => 6003 "titulo" => "O CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE (RE) CONHECIMENTO DA IDENTIDADE NO SUJEITO NORDESTINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O conceito de identidade é pesquisado e debatido como construção que remete aos princípios de convivência humana, principalmente se referindo às noções do eu em relação ao outro. Este eixo – eu e o outro – retrata uma premissa clássica da formação de convivência, de busca ao reconhecimento do eu e do conhecimento do outro, estabelecendo o princípio de comunicação e interação entre os sujeitos falantes. A escola, como instituição de ensino, também traz o princípio de convivência e de conhecimento associado ao eu e o outro. Tendo tais afirmações como ponto de partida, este trabalho tem como objetivo geral discutir a importância da identidade na escola, utilizando o gênero cordel e sua respectiva função como elemento de reconhecimento identitário na escola pelos alunos. Para tal, utilizamos os pressupostos teóricos de Charaudeau (2015), Bauman (2010) e Martino (2010), sobre as perspectivas conceituais de identidade, Rodrigues (2006; 2011; 2016) e Albuquerque Júnior (2011), falando sobre o gênero cordel, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Demo (2005), sobre as questões de educação e interdisciplinaridade. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica que busca trazer uma proposta interdisciplinar. Esta proposta interdisciplinar visa, portanto, demonstrar o desenvolvimento de trabalhos que utilizem o conceito de identidade atrelada ao gênero cordel, podendo ser expandido em diversos componentes curriculares, caracterizando a perspectiva interdisciplinar. A proposta resulta em desenvolvimento de projetos, planos de aula, construção de materiais pelo professor e pelos alunos a fim de ressaltar o reconhecimento do aluno residente da Região Nordeste como um sujeito nordestino, mediando o gênero cordel ao caráter identitário formado pelas características sociais, culturais e históricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CORDEL, IDENTIDADE, PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, SUJEITO NORDESTINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6003_16102017211623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVYLLAINE" "autor_email" => "evyllainemvf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37597 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4382 "inscrito_id" => 6003 "titulo" => "O CORDEL COMO POSSIBILIDADE DE (RE) CONHECIMENTO DA IDENTIDADE NO SUJEITO NORDESTINO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O conceito de identidade é pesquisado e debatido como construção que remete aos princípios de convivência humana, principalmente se referindo às noções do eu em relação ao outro. Este eixo – eu e o outro – retrata uma premissa clássica da formação de convivência, de busca ao reconhecimento do eu e do conhecimento do outro, estabelecendo o princípio de comunicação e interação entre os sujeitos falantes. A escola, como instituição de ensino, também traz o princípio de convivência e de conhecimento associado ao eu e o outro. Tendo tais afirmações como ponto de partida, este trabalho tem como objetivo geral discutir a importância da identidade na escola, utilizando o gênero cordel e sua respectiva função como elemento de reconhecimento identitário na escola pelos alunos. Para tal, utilizamos os pressupostos teóricos de Charaudeau (2015), Bauman (2010) e Martino (2010), sobre as perspectivas conceituais de identidade, Rodrigues (2006; 2011; 2016) e Albuquerque Júnior (2011), falando sobre o gênero cordel, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Demo (2005), sobre as questões de educação e interdisciplinaridade. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo, caracterizada como uma pesquisa bibliográfica que busca trazer uma proposta interdisciplinar. Esta proposta interdisciplinar visa, portanto, demonstrar o desenvolvimento de trabalhos que utilizem o conceito de identidade atrelada ao gênero cordel, podendo ser expandido em diversos componentes curriculares, caracterizando a perspectiva interdisciplinar. A proposta resulta em desenvolvimento de projetos, planos de aula, construção de materiais pelo professor e pelos alunos a fim de ressaltar o reconhecimento do aluno residente da Região Nordeste como um sujeito nordestino, mediando o gênero cordel ao caráter identitário formado pelas características sociais, culturais e históricas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CORDEL, IDENTIDADE, PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, SUJEITO NORDESTINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6003_16102017211623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVYLLAINE" "autor_email" => "evyllainemvf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }