Quem lida diariamente com o sistema educacional passa por inúmeras dificuldades, não só estruturais, como baixas remunerações e falta de estrutura, mas também conceituais, do tipo: o que ensinar? A sociologia, diante do quadro educacional brasileiro, tem um histórico de entradas e saídas do ensino médio, que evidenciam o contexto social de uma época. Em 2006 ela retorna como obrigatória no ensino médio devido há uma necessidade de se falar com a nova geração, e de se discutir no ensino médio questões sobre o cotidiano como gênero, geração, violência, religião, sexualidade, etnias, entre outros conteúdos. Entendemos aqui a capacidade da Sociologia de perpassar e se inserir nesses temas, no entanto, a efetivação desses conteúdos exigem espaço nas instituições educacionais e disponibilidade da comunidade escolar para desenvolver as temáticas. Nos propomos então, a investigar como está se organizando o ensino de sociologia nas escolas públicas da cidade de Crato, interior do estado de Ceará? E quais os desafios da docência em sociologia na prática cotidiana em sala de aula? Com a pesquisa, chegamos a conclusão da necessidade de os professores atuarem em suas áreas especificas; de o foco das instituições escolares extrapolarem os conteúdos de matemática e língua portuguesa; e que os conhecimentos individuais e subjetivos dos estudantes sejam valorizados no contexto escolar.